APAE Florianópolis comemora 60 anos com almoço especial
21/08/2024
Justiça libera edital para reforma das pontes de Florianópolis
21/08/2024

SC tem a capital no topo e mais 11 cidades entre as 100 mais competitivas do Brasil

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 21/08/2024)

Em ranking que analisa 404 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, Florianópolis foi considerada a cidade mais competitiva do Brasil pelo segundo ano consecutivo. A capital catarinense ficou entre as 10 primeiras em quatro dos 13 pilares analisados: Inovação e Dinamismo Econômico (2ª), Capital Humano (3a), Inserção Econômica (6ª) e Qualidade da Saúde (10ª). Florianópolis foi seguida nesse ranking Top 5 por São Paulo (2ª) Vitória (3ª) Porto Alegre (4ª) e Barueri (5ª).

Santa Catarina conta com mais 10 cidades entre as 100 mais competitivas do Brasil nesse ranking. Essa lista do estado é composta ainda por Jaraguá do Sul (na 12ª posição nacional), Balneário Camboriú (14ª), Criciúma (18ª), Blumenau (23ª), Joinville (31ª), São Bento do Sul (33ª), Chapecó (61ª), Itajaí (69ª), Concórdia (84ª), Naveganes (88ª) e Brusque (90ª).

O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove e a Seall. Esse ranking é elaborado a partir da análise de 65 indicadores, em 13 pilares e três dimensões: Sociedade (42,4% de peso), Economia (38,1%) e Instituições (19,5%).

A lista de 13 pilares é composta por Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações. Na avaliação do CLP, esses temas são fundamentais para uma cidade ter gestão pública eficiente e promover a competitividade.

Balneário Camboriú destaque no ranking ESG

O CLP fez pela quarta vez consecutiva, um ranking com base em parâmetros ESG e ODS, para avaliar a sustentabilidade. A melhor colocada no ranking ESG foi Balneário Camboriú, na terceira posição geral. Jaraguá do Sul ficou na 8ª e Florianópolis na 14ª. Em ODS, Florianópolis ficou em quinto lugar, Jaraguá do Sul foi a 7ª colocada e Balneário Camboriú a 8ª.

Esse ranking com uma série de indicadores baseados em dados oficiais é elaborado para as cidades e estados saberem como estão suas gestões com base nos números e buscar melhorias.

– Uma cidade eficiente é aquela que consegue gerar efeitos positivos e transformar a realidade da sociedade a partir de políticas públicas baseadas em dados, com um uso racional de recursos. Esse trabalho se torna ainda mais importante em ano eleitoral. O Ranking é uma ferramenta primordial para nortear as gestões dos novos prefeitos nos quatro cantos do país – ressalta Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.

Para obter mais informações sobre o ranking nacional dos municípios, acesse o www.rankingdecompetitividade.org.br.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *