18 de agosto, dia do maricultor: veja como essa profissão transformou a economia de Santa Catarina
19/08/2024
Encontro online marca os 19 anos da Associação FloripAmanhã
19/08/2024

Entrevista Sérgio Magalhães, urbanista: “As cidades não estão bem”

Da Coluna de Diogo de Souza (ND, 17/08/2024)

"Fotografia de um homem sorridente com cabelos grisalhos e penteados para trás. Ele veste uma camisa branca com um casaco azul escuro. O fundo da imagem é degradê, indo de tons claros a escuros."

Arquiteto Sérgio Magalhães – Foto: Floripa Sustentável

Um dos maiores nomes do urbanismo contemporâneo, Sérgio Magalhães, estará em Florianópolis na próxima terça-feira (20), em evento promovido pelo Floripa Sustentável. Magalhães falou com a Coluna Bom Dia e explicou que vê Florianópolis ainda em condição privilegiada ao ser comparada com cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Dentro desse conceito de urbanismo social, como o senhor vê Florianópolis?
Florianópolis tem áreas boas, desenvolvidas, qualificadas, mas por óbvio tem áreas com déficit urbanístico, onde falta saneamento, e os serviços públicos são escassos. Essas áreas precisam ter um olhar diferenciado, melhores condições para que as pessoas que moram nessas áreas possam se desenvolver plenamente. Melhorar a vida dessas pessoas é melhorar o bem-estar geral.

Quais os maiores problemas?
Até acho que Florianópolis tem problemas, mas em um grau inferior. São problemas que têm chance de ser equacionados com investimentos menores do que o que seria necessário em outras cidades, por exemplo. No entanto, há dois problemas importantes em nossas cidades, inclusive em Florianópolis, que é a expansão e construção de assentamentos onde a infraestrutura e a regularidade urbanística são muito precárias. Outro problema, que não é percebido, é a expansão da cidade de maneira exagerada e desenfreada. Exige redes mais poderosas, já que gasta mais energia, entre outras necessidades que, se não forem feitas de maneira planejada, acabam sendo prejudiciais.

Como o senhor vê essa situação no Brasil?
As cidades brasileiras não estão bem. O Brasil tem 85% da população morando em cidades e, infelizmente, não tem políticas públicas condizentes com essa situação. Não há financiamento para moradia que seja universalizado e o financiamento depende do mercado imobiliário. As famílias que precisam constroem do jeito que dá e não com a devida estrutura. Metade dos domicílios não têm esgoto adequado e o transporte público é reconhecidamente um caos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *