Aeroporto de Florianópolis ganha Sala VIP no embarque internacional
05/07/2024
Floripa Conecta 2024: 150 eventos em tecnologia, turismo e economia
05/07/2024

Serviço de Inspeção Municipal avalia segurança dos alimentos comercializados pelo Mercado Público

Durante o mês de junho de 2024, o Serviço de Inspeção Municipal de Florianópolis realizou coletas fiscais de amostras de alimentos nos estabelecimentos do Mercado Público que possuem registro no Serviço e que são inspecionados regularmente pela equipe de fiscais do SIM-Fpolis.

Foram coletadas amostras de peixes, miúdos de peixe, camarão, carne de siri e berbigão nas peixarias, além de de carnes bovina e de frango nos açougues, com o objetivo de avaliar a qualidade e a segurança dos produtos de origem animal comercializados pelo Mercado Público.

As amostras foram encaminhadas ao Labcal/UFSC, que é o laboratório de referência do SIM-Fpolis, acreditado pelo Inmetro e auditado pelo Ministério da Agricultura, para a realização de análises laboratoriais microbiológicas e físico-químicas de água e alimentos.

Além das inspeções e fiscalizações para avaliar as condições higiênico-sanitárias, estruturais e de autocontrole das empresas certificadas, o programa de coleta de amostras fiscais integra o rol de atividades desempenhadas pela equipe de médicos-veterinários oficiais do SIM-Fpolis para a proteção da saúde pública.

Recentemente, o SIM-Fpolis contratou uma auxiliar de inspeção que faz visitas semanais nos estabelecimentos inspecionados do mercado público, acompanhada ou não dos fiscais, com os seguintes objetivos: monitorar as temperaturas dos equipamentos geradores de frio; observar as boas práticas de fabricação; verificar a rastreabilidade do pescado; orientar os estabelecimentos em caso de dúvida; relatar aos fiscais alguma inconformidade observada, dentre outros propósitos que o SIM-Fpolis julgar necessário. A atuação da auxiliar de inspeção fortalece a parceria de trabalho entre empresa, responsável técnico e Serviço de Inspeção Municipal, no sentido de melhorarmos cada vez mais a qualidade e a segurança dos alimentos de origem animal comercializados no Mercado Público.

Do total de 14 estabelecimentos avaliados, 85,7% das amostras apresentaram conformidade. Das amostras não conformes, uma era de pescado e outra de carne moída. As empresas que tiveram amostras com resultado insatisfatório foram autuadas e terão que adotar as medidas corretivas e preventivas para garantirem a qualidade e inocuidade dos produtos ofertados ao consumidor.

(PMF, 03/07/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *