MPF dá prazo para prefeitura da capital reforçar fiscalizações na Ilha do Campeche
13/06/2024
Número de catarinenses que destinam IR a projetos sociais sobe 25%
13/06/2024

Plano de Mobilidade para a Grande Florianópolis completa dez anos sem sair do papel

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 13/06/2024)

O Plano de Mobilidade da Grande Florianópolis está completando dez anos desde que começou a ser construído e finalizado, mas jamais saiu da maquete. O estudo de mais de R$ 10 milhões, pioneiro no país, que analisava as principais características metropolitanas e propunha soluções para resolver um dos principais problemas da região, foi apenas uma ilusão.

Os corredores de ônibus, lindamente projetados no datashow, nunca existiram. A conectividade tarifária e operacional com as empresas de transporte coletivo de São José, Palhoça e Biguaçu, por exemplo, também não ocorreu.

O estudo disse que não havia viabilidade econômico-financeira para transporte marítimo (demandaria alto subsídio governamental).

O pior, nisso tudo, não é constatar que nada saiu do papel, é imaginar que a região cresce de forma exponencial e não há nenhum plano regional para mobilidade urbana. Enquanto isso, claro, com um transporte coletivo não atraente, cresce a frota de carros e motos.

A região, que tinha tudo para ser uma referência em mobilidade e até com veículos menos poluentes, vai na contramão e aposta, prioritariamente, no transporte individual. É a certeza do colapso futuro.

Enquanto isso, a bancada parlamentar da Grande Florianópolis, coordenada pelo deputado Marcos José de Abreu – Marquito (Psol), realiza nesta quinta-feira (13) uma reunião ampliada para debater os dez anos do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus) e o futuro da mobilidade urbana na região. A proposta é avaliar as conquistas alcançadas, os desafios enfrentados e as lições aprendidas ao longo dessa década.

Participarão: o engenheiro, ex-prefeito de Curitiba e ex-superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis Cássio Taniguchi, responsável pela elaboração do Plamus; o professor Werner Kraus Jr, do Observatório da Mobilidade Urbano da Universidade Federal de Santa Catarina; o presidente da Superintendência de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas de Santa Catarina, ⁠Rafael Biff; e o diretor de Transporte Intermunicipal de Passageiros da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Tiago Milanez.

O evento será às 18h no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *