UFSC é eleita segunda melhor universidade federal do Brasil, segundo ranking internacional
09/02/2024
Ambulantes invadem Canasvieiras e reaquecem dúvida que não quer calar: e a fiscalização?
09/02/2024

HU da UFSC opera com 160% de ocupação em enfermaria e tempo de espera de até 4 horas

O Hospital Universitário (HU) de Florianópolis opera, nesta quinta-feira (8), com 160% de ocupação na emergência. Segundo a direção da unidade, o tempo de espera máximo chega a quatro horas. Pacientes que estiveram na emergência nesta quinta também relatam o mesmo tempo de espera.

Segundo o hospital, pacientes com diversas condições procuram o ambulatório do HU.

“Dados indicam que grande parte dos casos que buscam nossa emergência são situações que podem ser resolvidas nas unidades básicas de saúde e nas UPAS, o que tem sido orientado pelas equipes, de forma a desafogar a entrada de pacientes em um hospital que tem estrutura para atender casos graves e de alta complexidade”, informou a unidade, em nota.

O que explica superlotação nas emergências de hospitais da Grande Florianópolis

A situação no HU não é diferente do que ocorre nos hospitais Celso Ramos e no Regional de São José. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), nestes dois hospitais as condições que levam os pacientes a buscarem o atendimento também são diversas.

O aumento na população da cidade, com a vinda de turistas, também colabora para este cenário. Dados do governo do Estado indicam um acréscimo de 2,5 milhões de pessoas na Grande Florianópolis durante o verão.

Como está a lotação do hospital Celso Ramos e do Regional

Hospital Governador Celso Ramos – enfermaria: 89,9% / UTI: 100%
Hospital Regional de São José – enfermaria: 89,6% / UTI: 91,11%

(NSC Total, 08/02/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *