Novo Sistema de Estacionamento Rotativo em Florianópolis: Entenda as Mudanças e Evite Multas
25/01/2024
Vazamento de esgoto na Lagoa da Conceição deixa moradores em estado de atenção
25/01/2024

Floripa está entre os principais destinos de hermanos e lusitanos

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 24/01/2024)

O aumento da procura pelos turistas estrangeiros por Florianópolis é sinal de que o trabalho de quem atua para atrair viajantes e eventos está dando certo. Antigo Florianópolis Convention & Visitors Bureau, o Destino Floripa & Região internacionalizou as ações de promoção do turismo nos últimos dois anos, mantendo em paralelo iniciativas focadas no mercado interno.

Os resultados começam a aparecer: pesquisa da plataforma Decolar sobre as viagens de turistas estrangeiros para o Brasil em janeiro de 2024 posiciona Florianópolis como o 4° destino mais procurado pelos moradores de Buenos Aires (Argentina), Santiago do Chile, Montevidéu (Uruguai) e Lisboa (Portugal) – os primeiros são a capital paulista, Recife (PE) e Salvador (BA), pela ordem.

Com exceção da capital portuguesa, para a qual a entidade tem visita programada para este ano, Buenos Aires, Santiago do Chile e Montevidéu receberam no último ano a ação “Florianópolis Day”, um workshop ao longo de um dia inteiro para agentes e operadores de viagem, imprensa e formadores de opinião, no qual o Destino Floripa & Região divulgou os atrativos locais.

Além disso, a entidade também realizou sete press trips em 2023, trazendo jornalistas e influenciadores de países do Mercosul, da Europa e de outros estados do Brasil para conhecer a Capital e cidades vizinhas, com destaque para roteiros de turismo de experiência, gastronômico e de lazer.

A atuação do Destino Floripa & Região no mercado turístico externo busca diversificar cada vez mais os visitantes, gerando demandas que mantenham o fluxo turístico mesmo em períodos de crise nos países vizinhos, como ocorre atualmente com a Argentina, e criando também a necessidade de novos voos para a Capital catarinense. As ações da entidade são guiadas por aferições e percepções dos players associados.

— Não é uma ação única e exclusiva do Destino, mas coordenada pela entidade. Somos uma representação do mercado e são os nossos associados, a rede hoteleira em especial, que direcionam os locais nos quais devemos atuar. Por outro lado, como voz do mercado, participamos de órgãos como o Conselho Municipal de Turismo, apontando quais os potenciais emissores para as entidades públicas que também trabalham pelo crescimento do setor — detalha o presidente da entidade, Mario Costa Junior.

Esse alinhamento com os diferentes segmentos representados pela entidade também permite a antecipação de novas frentes. Um exemplo é o projeto de promoção do destino “Brasil” que a Embratur vai realizar este ano nos países da América do Sul.

— São as mesmas ações que já previmos para o ano todo e destinos que já visitamos e que pretendemos repetir para reforçar”, destaca Mario. Além do retorno às capitais da Argentina, Uruguai e Chile, este ano a entidade irá também para Lima, no Peru — concluiu.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *