Começa estaqueamento da nova ponte da Lagoa da Conceição
06/06/2023
Cultivo de ostras em SC corresponde a 95% da produção nacional
06/06/2023

5 mudanças para acelerar a reintegração da natureza em cidades brasileiras

Com os impactos cada dia mais frequentes e intensos das mudanças climáticas sobre as cidades, as soluções baseadas na natureza (SBN) têm despontado como parte da estratégia de adaptação a essa realidade.

A natureza e os ecossistemas prestam serviços valiosos às pessoas, da regulação do clima à promoção da saúde e do bem-estar. Reintegrar esses serviços à paisagem urbana é parte da transformação necessária para que cidades enfrentem desafios complexos, como os impactos das chuvas cada vez mais intensas, o calor extremo e a poluição. Ao mesmo tempo, pode ampliar a resiliência e o acesso das populações mais vulneráveis a infraestruturas essenciais, espaços para o lazer e oportunidades econômicas.

No Brasil, 84% da população é urbana, e é nas cidades que se fazem sentir muitos dos impactos de eventos climáticos extremos. Cidades são, também, engrenagens cruciais no enfrentamento dessa crise. Repensar o manejo das riquezas naturais em meio urbano é tão importante quanto conservar e restaurar florestas fora das cidades.

Dados das Nações Unidas apontam que os investimentos em SBN precisam triplicar até 2030 e quadruplicar até 2050 em relação ao nível atual para acompanhar as metas do Acordo de Paris, que propõe manter o aquecimento global em 1,5°C. Por que, então, isso não está ocorrendo? Embora esses projetos venham se tornando mais comuns nas cidades, o novo olhar que as SBN propõem sobre a infraestrutura urbana é uma mudança que precisa ser assimilada para que se possam estabelecer comunidades mais preparadas para o século 21.

Entenda, a seguir, alguns dos principais desafios e caminhos para as SBN nas cidades.

(Confira a matéria completa em WRI Brasil, 23/05/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *