Passarela de pedestres de Florianópolis é desmontada
21/03/2023
Milhares de peixes aparecem mortos no Sul da ilha e pesquisadores investigam o motivo
21/03/2023

Entenda por que metrô não entra nos planos de transporte público de Florianópolis

Quem nunca ficou no trânsito da Capital e se perguntou sobre qual o motivo de Florianópolis não contar com um metrô? Pensando nisso, o ND+ conversou com especialistas para entender sobre a viabilidade do transporte sobre trilhos.

A geógrafa Maria Carolina Villaça Gomes explicou que os solos da Ilha de Santa Catarina são poucos desenvolvidos nas encostas e terrenos mais baixos e planos, ou seja, não têm capacidade de suporte para grandes obras, como uma linha metroviária.

“No caso de metrô de superfície, que estaria quase que restrito às baixadas, há dois aspectos importantes. Em primeiro lugar, os terrenos mais favoráveis à ocupação já estão densamente edificados e, em segundo, que as demais áreas disponíveis estão, em grande parte, inseridos em Áreas de Preservação Permanente [APPs]”, explicou a professora Maria Carolina Villaça Gomes.

(Confira a matéria completa em ND, 21/03/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Otavio disse:

    Acho interessante que em cidades absurdamente povoadas existem todo tipo de transporte rápido sobre trilhos, mas em Floripa sempre tem uma desculpa. Existem absurdas e diversas alternativas, como exemplo de metrô de superfície, que em certos trechos podem passar sob túneis e também em baixo da terra. Existem tecnologias avançadas, trens rápidos e eficientes energeticamente, poderiam carregar grande número de passageiros de norte a sul em menos da metade do tempo parando em estações. Poderia fazer a cidade decolar, ser de primeiro mundo, movimentar economia, turismo. Ligações com as 3 cidades vizinhas desafogaria o absurdo trânsito caótico. Falta vergonha na cara, pensar nas próximas gerações, falta humanidade, falta dignidade e boa vontade política que nunca acontecerá. Floripa irá travar, afundar, vai sub-desenvolver, é uma “tragédia” anunciada. Prefeito e políticos devem andar de helicóptero em Florianópolis provavelmente, creio eu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *