Encontro reúne representantes do ecossistema de inovação para discutir ciência, tecnologia e empreendedorismo em Santa Catarina

O InPETU hub, localizado no Sapiens Parque, em Florianópolis, recebeu, na última quarta-feira, 17 de junho, o Encontro Institucional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, que contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

A agenda reuniu representantes do governo, universidades, centros de pesquisa, instituições de fomento, setor produtivo e organizações estratégicas em um momento voltado ao diálogo e à construção de iniciativas para impulsionar a pesquisa, a qualificação de profissionais e o desenvolvimento regional.

Durante o evento, foi realizada a entrega de um supercomputador de alto desempenho para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que será instalado na Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC). O equipamento Intel Habana Gaudi2, doado pela Intel, irá reforçar a infraestrutura científica da universidade e apoiar pesquisas em áreas como inteligência artificial generativa, grandes modelos de linguagem, ciência de dados, visão computacional, bioinformática e processamento de imagens médicas.

(Confira a matéria completa em InPETU hub, 17/06/2026)


Publicado em 22 junho de 2026

Categorias:
Radar, Tecnologia
mm
Radar da Cidade

A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. O chamado "Radar da Cidade" veicula notícias selecionadas para promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros assuntos relevantes de Florianópolis. As notícias veiculadas nesta seção não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte.