Destino de imóvel em área nobre de Floripa é epicentro de polêmica; será demolido?

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 04/04/2025)

A antiga rodoviária de Florianópolis está no epicentro de uma polêmica. A prefeitura de Florianópolis encaminhou, em regime de urgência, um Projeto de Lei (PL) para a Câmara Municipal propondo a venda do imóvel. Nesta semana, na comissão do orçamento, os vereadores pediram vista coletiva, ou seja, mais tempo para pensar no assunto.

O imóvel, inutilizado atualmente, está localizado na avenida Mauro Ramos, em área nobre do Centro da cidade. O Movimento Traços Urbanos, que reúne  200 pessoas, entre  arquitetos e urbanistas – em sua maioria – e também artistas, jornalistas, fotógrafos e diversos outros profissionais e agentes culturais da região, defende a “não demolição” e “recuperação e ressignificação para uso público desta edificação, de grande valor histórico, cultural e identitário para a região, memória viva da cidade”.

Ivanna Tomasi, Secretaria Planejamento, Habitação de Desenvolvimento Urbano de Florianópolis, diz que a prefeitura está estudando uma forma para que o local tenha uma vocação de ponto de encontro e que se construa um modelo com a exigência do térreo com uso comercial e que 30% da área sejam destinados para uma praça.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tarifa de ônibus em Florianópolis cresce 193% em dez anos
08/04/2025
Lançamento da nova marca turística de Floripa e Plano Estratégico de turismo da cidade
08/04/2025