Mapa fortalece setor de queijos artesanais em Santa Catarina para destaque nacional
20/03/2025
Governo de SC entra com ação no STF contra cota de tainha imposta por ministérios
20/03/2025

Florianópolis terá um Jardim Japonês; saiba detalhes

Campo verde com árvores jovens, uma escultura metálica abstrata e montanhas ao fundo sob um céu azul com nuvens.

Nova área ficará dentro do Jardim Botânico de Florianópolis (Foto: PMF/Divulgação)

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 19/03/2025)

Foi criado oficialmente nesta semana, em Florianópolis, o Jardim Japonês. A estrutura ficará em um ponto conhecido da cidade, e teve a formação constituída por um decreto da prefeitura da Capital, assinado pelo prefeito Topazio Neto (PSD). A área ficará dentro do Jardim Botânico, no Itacorubi, e terá tamanho mínimo de 1 mil metros quadrados, com possibilidade de extensão. Segundo o decreto, “entende-se por Jardim Japonês, dentro de um jardim botânico, um espaço ao ar livre projetado com uma estética que reflete a harmonia, a simplicidade e a natureza”.

A ideia é que o novo parque deve incorporar elementos como pedras, água, plantas, lanternas de pedra e trilhas de cascalho, criando uma atmosfera tranquila e contemplativa. No Jardim Japonês, serão plantadas, mantidas, ordenadas cientificamente, documentadas e identificadas fisicamente, plantas herbáceas, plantas medicinais e plantas ornamentais escolhidas cuidadosamente para manter a beleza durante as diferentes estações do ano, e os arranjos serão feitos para criar um equilíbrio visual.

A criação do jardim é uma parceria com a Associação Nipo-Catarinense. Toda espécie vegetal plantada no local deverá ter uma placa de identificação com as seguintes informações: Nome Científico, nome popular (se houver) e uma pequena nota explicativa sobre a espécie. A escolha das espécies vegetais que serão plantadas e mantidas no Jardim Japonês, ficaram sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), tendo como base a rica diversidade botânica.

A aquisição das espécies vegetais que serão plantadas no Jardim Japonês vai se dar através da doação de pessoas físicas ou jurídicas, de termos de ajuste de conduta, de convênios, projetos de captação de recursos, compensações ambientais ou do orçamento próprio da prefeitura.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *