Empresários articulam implantação de Inteligência Artificial em câmeras de rua de Florianópolis

Com reclamações que envolvem conflitos com pessoas em situação de rua, perturbação do silêncio e uso de vagas indevidas como estacionamento cada vez mais frequentes, a integração da Inteligência Artificial às câmeras de monitoramento instaladas no Centro da cidade pode contribuir na identificação de casos. O projeto é uma iniciativa da CDL Florianópolis (Câmara de Dirigentes Lojistas) e já foi apresentado às forças de segurança, incluindo a Guarda Municipal de Florianópolis e a Polícia Militar de Santa Catarina.

O propósito é reconhecer de forma ágil os conflitos e possíveis crimes, como roubos e furtos, direcionando guardas para o atendimento. Atualmente, são mais de 600 câmeras espalhadas pela cidade e 20 desses mecanismos de videomonitoramento estão no Centro. As imagens são enviadas para uma central que supervisiona os locais, e esse sistema é utilizado para mapear ocorrências e até mesmo situações de trânsito.

O próximo passo é atualizar a tecnologia. “Para a gestão pública, vejo como fundamental o uso da inteligência, porque não preciso ter um efetivo grande na central de monitoramento, sendo que a própria Inteligência Artificial vai me gerar o alerta e direcionar o agente”, conta a secretária de Segurança e Ordem Pública e vice-prefeita, Maryanne Mattos.

(Confira a matéria completa em ND, 28/03/2025)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caminho da Costa da Lagoa ganha novas espécies nativas
28/03/2025
Comida di Buteco 2025: conheça os 27 participantes de Florianópolis
28/03/2025