MCTI lidera iniciativa internacional para reduzir o consumo de plásticos descartáveis no setor de hotelaria e restaurantes
11/02/2025
36º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina começa nesta quarta-feira (12), em Florianópolis
11/02/2025

Turistas argentinos em Florianópolis gastam quase 40% a mais na temporada

Turistas argentinos estão aumentando os lucros do comércio de Florianópolis. Em virtude da valorização do peso argentino e principalmente do dólar, supermercados, lojas de departamentos e shoppings têm recebido um grande número de turistas da Argentina.

Uma estimativa prévia da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio-SC) aponta que os argentinos estão gastando 37% a mais do que na última temporada. O movimento acima do esperado de turistas argentinos faz os lojistas de Florianópolis estimarem que as vendas de janeiro tenham superado as de dezembro, tradicionalmente o melhor mês para o comércio.

Nesta semana, imagens de uma loja de artigos esportivos de Florianópolis viralizaram nas redes sociais após a invasão de argentinos e os estoques quase esvaziados ao fim do dia. O movimento tem se repetido ao longo dos dias. O espaço virou uma espécie de “parque de diversões” dos argentinos em Santa Catarina, sobretudo em dias de chuva.

A funcionária pública argentina Liliana Vasques foi uma das turistas que trocaram um dia de sol na praia para garantir biquínis e sapatos no comércio de Florianópolis. Ela ainda planejava uma compra de mais uma mala para levar a bagagem de volta no ônibus. O motivo, para ela, é simples: se fosse comprar os mesmos itens na Argentina o preço seria bem maior.

— É o dobro. Sai o dobro. Aqui vale a pena comprar — afirma.

A psicóloga Gisela Kinstler conta em quais itens a discrepância de preços fica mais evidente entre Brasil e Argentina.

— Sapatos é o que mais a gente sente a diferença. Roupas de marca… — conta.

Comércios se adaptam à alta procura
A Fecomércio garante que apesar da alta procura os comerciantes estão preparados para atender a esse aumento no volume de vendas. Mas a procura recorde dos “hermanos” pelos produtos do comércio catarinense também gera preocupação e exige adaptações na logística das empresas.

— Antecipar a logística da reposição de mercadoria. Então, as vendas superaram a expectativa, tanto que a movimentação na doca, a reposição de mercadoria nas lojas é constante — relata o superintendente do Floripa Shopping, Jean Oliveira.

— O pessoal não está deixando a gente nem colocar as mercadorias na arara, já estão tomando da mão, comprando bastante — conta a vendedora Luana Gabrieli Rodrigues, que atua em uma loja no bairro Canasvieiras, famoso pela concentração de moradores e turistas argentinos.

(Confira a matéria completa em CBN Total, 10/02/2025)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *