Elevado do CIC, a solução que virou ‘gargalo’ em Florianópolis
19/02/2025
FloripAmanhã destaca participação do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia na AquaFarm 2025
19/02/2025

Revitalização da Lagoa da Conceição inclui praça e trapiche

Obra em fase inicial com fundações expostas, dois operários e uma betoneira amarela em primeiro plano.

As obras na Lagoa da Conceição seguem com a construção de uma nova praça e trapiche. (Foto: Divulgação/PMF)

As obras de revitalização no entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição seguem em ritmo acelerado. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, está conduzindo duas frentes principais: a implantação de uma nova praça no Centrinho e a continuidade da construção do trapiche do Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira.

A praça está sendo estruturada entre a cabeceira da ponte atual e o Supermercado Chico, na Rua Henrique Vera do Nascimento. Com aproximadamente 650 metros quadrados, o espaço substituirá o passeio pavimentado existente e contará com piso de concreto, sanitários acessíveis, bancos, mesas, novo paisagismo e iluminação reforçada.

Já o trapiche, em deck de madeira, está em construção desde outubro. Até o momento, foi concluído o estaqueamento de concreto. A estrutura avançará até a cabeceira da ponte atual, que será demolida após a conclusão da nova travessia, abrindo espaço para um boulevard de contemplação, também em deck de madeira, com guarda-corpo metálico.

No outro lado da ponte, próximo à Avenida das Rendeiras, também será implantada uma praça. No entanto, o boulevard e essa praça não serão interligados. A previsão é de que todas as melhorias estejam concluídas no segundo semestre de 2025.

Avanço na nova ponte

A nova ponte da Lagoa da Conceição também está com avanço significativo. Até o final de fevereiro, será concluída toda a estrutura de concreto do primeiro segmento, que liga o Centrinho à Avenida das Rendeiras. Esse trecho, correspondente aos primeiros 100 metros da travessia, incluirá as pistas de rolamento, passeios e ciclovia.

No dia 23 de março, aniversário de Florianópolis, toda a estrutura de concreto da ponte estará finalizada. As próximas etapas incluirão asfaltamento, pintura viária, instalação de iluminação, guarda-corpos e barreiras. A previsão é de que uma das pistas seja aberta ao trânsito em abril, permitindo a construção das cabeceiras, e a abertura total ocorra em maio.

Infraestrutura e impactos

A nova ponte, que substituirá a estrutura existente, contará com 214 metros de extensão e 17 metros de largura, incluindo duas faixas de rolamento, passeios laterais e ciclovia bidirecional. Um dos principais objetivos é melhorar a circulação de embarcações, ampliando o vão livre dos atuais nove metros para 30 metros e aumentando a altura entre a lâmina d’água e a ponte de 1,8 metros para seis metros.

O investimento na obra é de R$ 53 milhões, com execução da Cejen Engenharia Ltda. O projeto conta com licenças ambientais e autorizações necessárias, garantindo melhorias na mobilidade e na infraestrutura da região.

(Portal Imagem da Ilha, 18/02/2025)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *