Penitenciária de Florianópolis deve ser desativada em até dois anos, diz governo de SC

A Penintenciária de Florianópolis, localizada no bairro Agronômica, deve ser totalmente desativada em até dois anos. O anúncio foi feito pelo governador Jorginho Mello (PL) durante um evento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), nesta terça-feira (11).

O governo estadual planeja transformar a área em um centro cultural, incluindo uma passarela que ligará ao Centro Integrado de Cultura (CIC), além de parcerias público-privadas para desenvolver restaurantes e atrações turísticas. A construção de uma imagem da santa Catarina também foi citada, a fim de promover o turismo religioso na região.

O anúncio aconteceu durante a assinatura do convênio de ampliação do Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NatJus) Estadual, na manhã desta terça-feira. O governador foi recebido pelo presidente do TJSC, o desembargador Francisco Oliveira Neto.

Fuga do presídio completa 12 dias
No último dia 30, por volta das 15h, um presidiário fugiu da Penintenciária de Florianópolis. Até o momento, o homem continua foragido, de acordo com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

O Departamento de Polícia Penal de Santa Catarina afirmou que os serviços de inteligência continuam atuando no caso. O departamento disse ter iniciado um procedimento interno para investigar a fuga do presidiário.

Atualmente, segundo o secretário de Administração Prisional de Santa Catarina, Carlos Alves, mais de 26 mil presos estão alocados em penitenciárias, com quatro mil usando tornozeleira eletrônica. Os dados são em Santa Catarina. Os quase 30 mil presos extrapolam as 20 mil vagas concedidas pelo governo nas unidades prisionais de Santa Catarina.

Cidades do Estado receberão detentos de Florianópolis
O plano de ampliação e modernização do sistema penintenciário inclui a construção de novas vagas em municípios como São Pedro, Xanxerê e Blumenau — que deve receber, sozinha, 2 mil detentos. A meta do governo estadual é iniciar as construções imediatamente, permitindo a desativação gradual do presídio na Agronômica e melhorando o sistema prisional do Estado.

O governador destacou a importância de tornar o sistema carcerário mais laboral, citando exemplos de sucesso em outras penitenciárias do Estado. A iniciativa busca, além de melhorar as condições do sistema prisional, estimular o desenvolvimento cultural e turístico na região, transformando espaços em desuso em locais de convivência e atração para a comunidade.

(CBN Total, 11/02/2025)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Executivo propõe a revogação da lei que proíbe cães nas praias de Florianópolis
12/02/2025
Águas Internacionais
12/02/2025