MPSC reúne Município de Florianópolis e comerciantes para tratar da situação dos açougues do Mercado Público
13/02/2025
Prefeitura de Florianópolis instala câmeras em ponto crítico da SC-401
13/02/2025

Furtos e vandalismos: placas e monumentos históricos estão ‘desaparecendo’ em Florianópolis

O Centro de Florianópolis tem perdido silenciosamente parte de sua história. Nos últimos meses, placas e bustos que marcam figuras importantes e momentos da cidade estão desaparecendo sem alarde. As peças, muitas delas feitas de cobre e bronze, foram furtadas, deixando a população sem referências visuais e informativas sobre sua origem e história.

Pelo menos sete pontos foram registrados pela reportagem, cuja ausência foi notada primeiramente pelo servidor público Ricardo Eliezer Maas, apaixonado por arquitetura e memória urbana.

Ao caminhar pelas ruas observando prédios antigos, ele percebeu que letreiros e numerações haviam sumido. Com o tempo, notou também o desaparecimento de placas e monumentos históricos, que contavam a trajetória de personagens e locais importantes.

“O meu trabalho envolve andar pelo Centro de Florianópolis. Criei uma página nas redes sociais sobre arquitetura e comecei a notar que vários prédios antigos estavam perdendo seus letreiros e numeração. Depois, percebi que as placas de cobre, e até os bustos, estavam sumindo”, contou Maas.

Entre os locais em que a situação foi percebida pelo morador, estão praças e ruas que carregam a identidade e história de Florianópolis. “Qualquer praça que tenha placas de cobre, provavelmente já teve elas furtadas. Algumas foram substituídas pela prefeitura por placas de alumínio, mas até essas estão sendo levadas”, comentou Maas.

(Confira a matéria completa em ND, 13/02/2025)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *