Demolições na Praia do Forte são suspensas em decisão judicial
19/02/2025
Governo de SC fará concessão para setor privado tratar esgoto
19/02/2025

Florianópolis: Lagoa do Peri volta a ficar própria para banho

A Lagoa do Peri, em Florianópolis, voltou a ficar própria para banho. A coleta realizada nesta segunda-feira (17) apontou uma concentração de apenas 10 NMP/100 mL de Escherichia coli, valor abaixo do limite considerado seguro pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). No último relatório do Instituto, o local foi considerado impróprio, após sete anos de resultados positivos.

A Lagoa do Peri é a maior bacia de água doce da região. Essa é a primeira vez desde maio de 2018 que o local apresenta resultado negativo. Além disso, a bacia abastece diversas residências na Capital catarinense.

O local é um dos mais frequentado por moradores e turistas que visitam a Ilha. Em 2024 a Lagoa do Peri conquistou o selo internacional Bandeira Azul pela nona vez consecutiva. A premiação avalia a qualidade da água e a infraestrutura sustentável. Apesar do período impróprio, a Lagoa do Peri segue certificada com a Bandeira Azul.

A alteração temporária na balneabilidade resultou da coleta realizada no dia 3, que registrou 988 NMP/100 mL. O IMA classifica um local como impróprio quando a concentração de Escherichia coli ultrapassa 800 NPM/100 mL em pelo menos duas das últimas cinco coletas. A coleta seguinte, feita no dia 10, já indicava uma melhora, com um valor bem abaixo desse limite, 209 NPM/100 mL.

A Lagoa do Peri, por ser uma Unidade de Conservação, recebe monitoramento constante da Prefeitura. Assim, conta com um Grupo Técnico de Trabalho para gestão dos recursos hídricos. Por fim, o plano de manejo da área, recentemente publicado, prevê melhorias na infraestrutura do local. De acordo com a gestão municipal, o acompanhamento segue, inclusive com estudos sobre o que pode ter contribuído para essa oscilação.

(Guararema News, 19/02/2025)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *