Nova diretoria do Banco de Alimentos de SC
19/02/2025
Defensoria pede “perícia antropológica” em área da futura Beira Mar de Barreiros
20/02/2025

CASAN avança em obra da ETE Insular com novas operações de concretagem

Duas novas operações de concretagem aconteceram nesta semana na Estação de Tratamento de Esgoto Insular, em Florianópolis. As operações coordenadas pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) tiveram duas etapas, uma no sábado (15) e outra na terça-feira (18). No total, foram utilizados cerca de 9 m³ de concreto para a construção de duas estruturas: a casa de sopradores e biofiltros e o tanque de contato de cloro.

“O avanço nas concretagens é de grande importância dado o papel das estruturas no processo de tratamento. A casa de sopradores e biofiltros é a responsável por alojar os equipamentos que injetam ar dissolvido no tanque de aeração, acelerando a decomposição da matéria orgânica no esgoto. Já o tanque de contato de cloro é o principal responsável pela desinfecção do efluente no pós-tratamento, utilizando cloro gás”, explica a bióloga da Supervisão da Obra na ETE Insular, Myrna Hornke.

As operações de concretagem acontecem sempre por etapas, com a montagem das fôrmas e armaduras em aço que aumentam a resistência das edificações. Nessas operações, o concreto foi utilizado diretamente em pilares de sustentação, na casa de sopradores, em paredes internas, e no tanque de contato de cloro.

As obras de ampliação e modernização da principal ETE da Capital também incluem a reforma de unidades em funcionamento desde a inauguração da Estação, em outubro de 1997. A Companhia já iniciou a reforma da primeira das estruturas, o tanque de decantação secundária, com a substituição da ponte rolante e dos raspadores de lodo. A unidade também receberá impermeabilização e tratamento das fissuras.

As obras na ETE Insular vão possibilitar o aumento da capacidade de depuração da Estação em quase três vezes a capacidade atual, com vazão máxima prevista para 612L/s. A ETE Insular contará com tecnologia avançada para o tratamento terciário do efluente, que garante a eliminação de nutrientes poluidores específicos e grau de pureza maior do efluente tratado. As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular têm investimento de R$ 245 milhões, com recursos já garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

(CASAN, 19/02/2025)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *