Venda de imóveis públicos
17/12/2024
FloripAmanhã divulga balanço de ações de 2024
17/12/2024

Projeto “Limpeza dos Mares”, apoiado pelo Floripa Sustentável, encerra 11ª temporada com 8,5 toneladas de resíduos retirados em Governador Celso Ramos

Fotografia de um grupo de aproximadamente **vinte pessoas** em uma embarcação amarela durante o dia, sob um céu azul claro. Elas estão sorrindo, fazendo poses e olhando para a câmera. Muitos vestem camisetas roxas com os dizeres "Limpeza dos Mares", indicando uma ação de conscientização ou limpeza ambiental. Alguns usam chapéus, óculos escuros e roupas leves apropriadas para um ambiente ensolarado. Ao fundo, parte da embarcação é visível, com mais pessoas posicionadas em uma área superior do barco, segurando na grade. O grupo demonstra alegria e espírito de união, com poses descontraídas, como braços erguidos e sorrisos amplos. O cenário sugere um passeio ou atividade em local litorâneo.

Foto: Mundo Mar

Com apoio institucional do Movimento Floripa Sustentável, a última etapa do projeto “Limpeza dos Mares”, realizada neste domingo (15), recolheu 8,5 toneladas de resíduos do fundo do mar, encostas e praias de Tinguá, Camboa e Fazenda da Armação, em Governador Celso Ramos (SC). Realizada pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Acquanauta Floripa, a ação encerrou a temporada de 2024. Ao longo de 46 etapas em 11 anos, o projeto já retirou 187,5 toneladas de lixo dos mares, praias, costões e restingas de Santa Catarina.

Entre os resíduos encontrados na etapa de Governador Celso Ramos, destacam-se restos de entulho, garrafas PET e de vidro, isopor, galões, chinelos, brinquedos, colchões, gavetas velhas e outros itens inusitados, como tampas de vaso sanitário e garrafas térmicas. A baixa quantidade de bitucas de cigarro reflete um possível avanço na conscientização da comunidade local.

“Encerrar o ano com uma etapa tão marcante é gratificante e nos dá ainda mais força para continuar. Esta temporada foi especial em muitos sentidos, e cada ação realizada reforça nosso propósito de cuidar dos nossos mares e inspirar mudanças de comportamento em prol do planeta”, destaca Mané Ferrari, coordenador de turismo do Floripa Sustentável e presidente da ACATMAR.

A última etapa contou com o apoio da Secretaria de Obras da Prefeitura de Governador Celso Ramos, que forneceu caminhão, trator e uma caçamba para a retirada dos resíduos. O prefeito do município participou da ação, auxiliando diretamente com sua equipe. Durante o evento, uma homenagem especial foi prestada a Luizão, da Marina Pier 33, que faleceu neste final de semana, reconhecendo sua contribuição ao setor náutico e ambiental da região.

O Floripa Sustentável, do qual a ACATMAR faz parte, tem sido um grande aliado do “Limpeza dos Mares”. Esse movimento se destaca por unir forças de diferentes setores da sociedade com o objetivo de promover iniciativas que garantam um futuro mais verde para a capital catarinense.

O projeto tem o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista, o apoio institucional da Prefeitura de Governador Celso Ramos através da Secretaria de Educação e Secretaria do Meio Ambiente, Capitania dos Portos de SC – Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental SC, ICMBio, Corpo de Bombeiros Militar de SC, Bandeira Azul, Floripa Sustentável e Soamar Florianópolis. Tem ainda o apoio oficial das empresas Tinguá Bar Flutuante, Marina Blue Fox, Sanáutica, Netuno Geradores, Mano ‘s Comunicação, Navitec, Marina Atlântida, Boatlux, Magic Boats, Poseidon, Sea Side e GCR Guia Turístico.

(Assessoria de Imprensa Floripa Sustentável, 16/12/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *