Lagoa do Peri hasteia Bandeira Azul pela nona vez em Florianópolis

Fotografia aérea de uma lagoa rodeada por vegetação densa, com montanhas verdes ao fundo sob um céu azul claro. A margem da lagoa à esquerda apresenta uma faixa de areia clara e água com tonalidade esverdeada misturada a tons amarelados, provavelmente devido à presença de sedimentos. Pequenos trechos de construções e áreas abertas são visíveis entre as árvores na parte inferior da imagem, próximos à margem.

Foto: Cristiano Andujar - PMF

A Lagoa do Peri, localizada no sul de Florianópolis, alcança mais um marco importante ao hastear, neste sábado (7), às 11h30, a Bandeira Azul pela nona vez consecutiva. O selo, válido para a temporada 2024/2025, é um reconhecimento global às práticas de preservação e recuperação ambiental desenvolvidas na região, parte do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri.

A premiação foi confirmada em uma cerimônia realizada no dia 1º de novembro, em Salvador, Bahia, promovida pelo Instituto Ambientes em Rede. O programa Bandeira Azul é o mais prestigiado do mundo em certificação ambiental para praias, marinas e embarcações. Os critérios incluem limpeza, infraestrutura de sanitários e coleta de resíduos, segurança, monitoramento ambiental, qualidade da água e ausência de poluentes.

— Este reconhecimento não é apenas uma celebração, mas um reflexo do trabalho dedicado que envolve uma ampla rede de profissionais e comunidades locais. A Lagoa do Peri é um patrimônio ambiental inestimável, tanto por sua beleza quanto por sua relevância como fonte de água potável e elemento vital para o ecossistema local. — Destacou Christiane Egger Catucci, presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram).

O evento também marca a publicação do plano de manejo da Unidade de Conservação, um documento essencial para a gestão sustentável do espaço. Além disso, serão anunciadas melhorias na infraestrutura para visitantes.

— Finalizar o plano de manejo é uma conquista que possibilitará o uso mais consciente da área, garantindo a preservação de um dos maiores tesouros naturais de Florianópolis. Agora, iniciamos uma nova etapa, focada na recepção do público e no reforço das ações de conservação. — Afirmou Eduardo Sardá, Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

(CBN Floripa, 03/12/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudo inédito evidencia força de bares e restaurantes na economia brasileira
04/12/2024
Florianópolis se prepara para a maior temporada de verão 2024/2025
04/12/2024