FloripAmanhã divulga balanço de ações de 2024
18/12/2024
Orquestra Filarmônica Catarinense se apresenta na Igreja Nossa Senhora da Lapa
19/12/2024

Crianças de creche a Capital embarcam em lendas, sambaquis e audição da Camerata

Um grupo de aproximadamente vinte crianças está sentado em um ambiente escuro, observando projeções de golfinhos luminosos em tons de azul em paredes ao fundo. Algumas crianças estão sentadas no chão, enquanto outras estão reclinadas. Ao centro, uma mulher adulta veste roupa rosa e está acompanhada por uma criança no colo. O chão e as crianças estão iluminados por reflexos de luzes projetadas, criando um efeito imersivo. O ambiente remete a um espaço interativo ou exibição tecnológica voltada para crianças.

Uma imersão cultural para as crianças (foto/divulgação:NEIM Júlia Maria Rodrigues)

O projeto “Florianópolis, seus cantos e encantos”, do Núcleo de Educação Infantil Municipal Júlia Maria Rodrigues, promoveu uma imersão cultural para crianças de 5 e 6 anos, unindo passado e presente.

Inspiradas no sumiço fictício da Maricota, personagem do Boi de Mamão, o grupo embarcou em uma aventura pela cidade. Na Praia do Itaguaçu, exploraram a tradicional lenda das bruxas, jogaram capoeira sob a Figueira da Praça XV, visitaram o Museu do Brinquedo da Universidade Federal de Santa Catarina e conheceram artefatos históricos relacionados aos sambaquis, que são sítios arqueológicos compostos geralmente por ossos de peixes, pássaros e mamíferos, bem como de conchas de moluscos.

A jornada se estendeu a outros passeios, com visitas às inscrições rupestres na Praia do Santinho, ao Museu de Florianópolis, à Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho e ao Mercado Público, onde almoçaram.

No embalo das atividades, as crianças assistiram ao espetáculo da tradicional Camerata Florianópolis no Centro Integrado de Cultura (CIC). Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer o Estádio Orlando Scarpelli, e aprender mais sobre a história do desporto catarinense, assim como de antigas competições do futebol.

Como encerramento do projeto as crianças realizaram uma apresentação em Libras da música “Afinar as Rezas”, da banda Dazaranha, trilha sonora do grupo durante as saídas. A iniciativa promoveu o encontro entre cultura, história e natureza, incentivando o respeito à diversidade e valorização do patrimônio de Florianópolis.

(PMF, 17/12/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *