CASAN faz visita técnica em projeto de tratamento com plantas na ETE Canasvieiras

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), em parceria com o Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (GESAD/UFSC), fará na próxima quinta-feira (05), uma visita técnica aos módulos experimentais de leitos filtrantes com plantas para lodos na Estação de Tratamento de Esgoto de Canasvieiras. Participam da atividade o engenheiro Químico da CASAN, Alexandre Bach Trevisan e o professor líder do GESAD/UFSC, Pablo Heleno Sezerino. O objetivo é analisar o desenvolvimento dos trabalhos da unidade e a situação da vegetação plantada em setembro no local, a fim de dar prosseguimento aos próximos passos desse sistema pioneiro.

As plantas recebem semanalmente misturas proporcionais de água e lodo em um primeiro trabalho, que apresentará as condições operacionais de partida deste tipo de unidade. Isso vai garantir o desenvolvimento inicial da vegetação para que a partir de 2025, sejam executadas as pesquisas de tratamento do lodo de tanques sépticos (popularmente conhecidos como fossas sépticas). A ideia é que os testes feitos na ETE Canasvieiras, em Florianópolis, sirvam também de base para alimentar o projeto piloto da Companhia na Unidade de Gerenciamento de Lodo em Descanso, no Extremo Oeste catarinense, e em outras unidades previstas.

SERVIÇO:

O quê? Visita Técnica da CASAN em módulo de tratamento de leitos filtrantes com plantas (Wetlands)

Quando: Quinta-feira, 05/12

Horário: 14h

Endereço: ETE Canasvieiras – Av. Luiz Boiteux Piazza, s/n – Cachoeira do Bom Jesus, Florianópolis – SC

(CASAN, 03/12/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Os comentários estão encerrados.

Vereadores de SC questionam falta de autonomia de municípios em projeto do saneamento básico
05/12/2024
Panorama de Santa Catarina frente aos desastres ambientais e as soluções dos profissionais do setor tecnológico são abordados no 10º Seminário de Meio Ambiente do Crea-SC
05/12/2024