Concurso Pérolas do Mar define representantes do IFSC no palco principal da Fenaostra
12/11/2024
FloripAmanhã participa do VII Encontro das Cidades Criativas da UNESCO no Recife
12/11/2024

Plano Municipal de Turismo: Florianópolis além da temporada de verão

A Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Zena Becker, apresentou nesta segunda-feira (11) o Plano Municipal de Turismo de Florianópolis aos vereadores da Câmara Municipal. A reunião buscou demonstrar as diretrizes estratégicas e os projetos planejados para impulsionar o turismo na cidade durante todo o ano e não somente na temporada de verão, onde a cidade impulsiona o turismo pelas suas mais de 42 praias.

O momento foi ideal para expor objetivos, descrever ações planejadas, além de destacar orçamentos e recursos,  uma parceria que conta com a cooperação do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) junto com a prefeitura.

“O principal objetivo foi apresentar ao Legislativo a atualização do Plano Municipal de Turismo. Florianópolis já tem um plano de turismo, que foi feito há 12 anos e, por lei, a cada 10 anos, todos os planos municipais têm se  atualizado. Estamos em uma parceria com o SEBRAE, na qual ele está atualizando e trazendo ele para a nossa realidade e, principalmente, fazendo um levantamento de todos os atrativos turísticos que nós temos. Isso é muito importante para que possamos fazer pacotes turísticos e vender na promoção da cidade”, enfatizou Zena Becker sobre a importância do planejamento para a cidade.

O processo não só contribui para com a transparência e a participação democrática, mas também possibilita o engajamento de diversos setores da sociedade no turismo, na cultura e em esportes locais. Segundo dados coletados, Florianópolis registrou um total de 1.016 hospedagens pelo Booking.com, 300 pelo Expedia, 62 pelo Hurb, 14.560 no Airbnb, 398 pelo Decolar e 33 através da CVC, destacando a diversidade de plataformas que contribuem para o fluxo de turistas na cidade.

Consultor do SEBRAE, Carlos Cappelini esteve presente no encontro para realizar a apresentação e trazer dados que mostraram o desenvolvimento do trabalho feito em parceria com o Executivo. De acordo com ele, o planejamento vem sendo feito para que sejam elaborados materiais de comunicação a serem apresentados em eventos, feiras, e mais, de forma que haja um diálogo constante com a população, formando, assim, de modo fundamentado, uma cidade cada vez mais turística.

“O planejamento vem justamente para contribuir com esse processo. É um planejamento de 10 anos, onde vamos conseguir traçar toda a orientação para esse novo período de desenvolvimento da atividade turística.”
Focando na melhoria de artigos e itens do Plano Turístico, a Secretaria dividiu a cidade em 6 regiões, realizando oficinas com o propósito de ouvir diversas comunidades para promover melhorias no setor. Em seguida, estratégias serão definidas para que ações sejam incluídas no Plano de Ação.

Segmentos de turismo em Florianópolis

Florianópolis apresenta uma diversidade de setores turísticos em diferentes estágios de desenvolvimento. O Turismo de Sol & Praia é consolidado, enquanto segmentos como Turismo Náutico, Gastronômico, Histórico-Cultural e Desportivo estão em consolidação, atraindo visitantes de várias partes. O Ecoturismo e o MICE (Turismo de Negócios e Incentivo) também crescem, com foco em experiências exclusivas. Entre os segmentos emergentes, destacam-se o Turismo de Aventura, Bem-estar, Base Comunitária, LGBTQIA+, Religioso e Acessível (PCD), refletindo a busca por opções mais personalizadas, inclusivas e sustentáveis.

“Temos consolidado, de fato, o turismo de sol e mar, além de outros com grande potencial, como o de turismo de negócios, eventos, incentivo, aventura, gastronômico, histórico cultural, de bem-estar… Em todos esses, temos uma movimentação muito grande. Precisamos melhorar a nossa infraestrutura, a comunicação, e criar novos produtos que se tornem mais competitivos para termos condições de atrairmos mais pessoas. Temos muito potencial para atender a maior parte dos segmentos de turismo, e temos condições de atrair essas pessoas durante todo o ano”, concluiu o Consultor.

(CMF, 11/11/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *