Grupo de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente da FloripAmanhã realiza reunião com foco na transformação urbana e engajamento comunitário
07/11/2024
Florianópolis terá novo hospital administrado pela Secretaria da Saúde de SC
08/11/2024

Inteligência Artificial e o Futuro Urbano Sustentável foram os destaques das palestras de abertura do Fórum do CAU/SC

O Fórum de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina iniciou na noite desta quarta-feira (6) com questionamentos sobre o uso da IA na Arquitetura, exemplos de projetos do Instituto Municipal Pereira Passos do RJ e algumas soluções para um Futuro Urbano Sustentável. Os palestrantes da noite trouxeram respostas conquistadas através de projetos já executados, mas também muitos questionamentos de como pensar e fazer o futuro através das ações no presente.

O uso da inteligência artificial foi o primeiro tema da noite de abertura do Fórum do CAU/SC. Algo cada vez mais comum no dia-a-dia, Ricardo Meira trouxe questionamentos éticos sobre o uso dela e como ela impacta no trabalho feito pelo arquiteto e urbanista. “Você confiaria a concepção de uma casa inteiramente a uma inteligência artificial?” “O que acontece quando a tecnologia é capaz de não só criar, mas definir a identidade de um projeto?” foram algumas das perguntas feitas por Meira.

Ao lembrar o surgimento do CAD na década de 1970 e todo o salto de processo que a tecnologia trouxe, Meira fez algumas comparações com tudo o que veio depois e o que começou a surgir com a IA.  “Nos anos 90 vivemos um salto maior ainda do CAD para o BIM, mas nem de longe se comporá com a IA. Esse não é um salto metodológico, é um salto conceitual. O arquiteto que conhecemos está fadado a sumir. O processo de desenvolver, pensar soluções e de muito em breve construir, mudou”, disse o arquiteto e também atual Presidente do CAU/DF. O palestrante disse ainda que a IA não se limita a automatizar, ou otimizar, o que o profissional de Arquitetura e Urbanismo faz. Ela desafia conceitos fundamentais como autoria, processos e responsabilidade técnica.

(Confira a matéria completa em CAU/SC, 07/11/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *