Inteligência Artificial e o Futuro Urbano Sustentável foram os destaques das palestras de abertura do Fórum do CAU/SC
08/11/2024
Pesquisadores da UFSC revelam impactos das barragens na diversidade de florestas ribeirinhas da Mata Atlântica
08/11/2024

Florianópolis terá novo hospital administrado pela Secretaria da Saúde de SC

Da Coluna de Renato Igor (NSC,  08/11/2024)

O governo de Santa Catarina encontrou uma solução para a desativação do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), o único estadual e que fica dentro do Complexo Prisional da Trindade, em Florianópolis. É que os chamados manicômios judiciários devem ser fechados em todo o Brasil após uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2023.

Após ser prorrogado, o novo prazo estabelece que os órgãos da Justiça nos estados deverão apresentar até 29 de novembro um plano para a interdição total dos hospitais de custódia e a desinternação dos pacientes, com datas e justificativas.

O assunto foi discutido nesta semana com diversos órgãos de Estado e representantes do Poder Judiciário catarinense. A solução que será formalizada no final do mês no TJ por parte da Secretaria da Saúde (SES) é fazer uma gestão compartilhada da unidade com a Secretaria de Administração Prisional (SAP).

— A nossa proposta é estruturar a rede e a SES assumir o hospital de forma compartilhada com a SAP. Iremos melhorar o espaço e levar equipe. Ele deixa de ser uma unidade de segurança com saúde para ser de saúde, com segurança. E o nome deve mudar para Centro de Saúde Penitenciário — disse à coluna o secretário da Saúde, Diogo Demarchi Silva.

Atualmente, são 73 internos na unidade. Destes, 37 cumprem medida de segurança e 36 são presos de unidades prisionais em internação para tratamento. Deste universo, 13 são os que estão em medidas de segurança e que são casos crônicos, sem previsão de alta médica.

O plano da SES prevê um prazo de migração total do modelo para o segundo semestre de 2026.

A Sociedade Catarinense de Psiquatria (ACP) faz duras críticas à resolução do CNJ. A entidade médica acredita que os hospitais da rede SUS não têm condições de acolher com segurança para os trabalhadores e demais pacientes esse perfil com transtorno mental e histórico de agressividade.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *