Ministério Público realiza nova vistoria no Mercado Público de Florianópolis
06/11/2024
Planetário da UFSC reabre para visitação
07/11/2024

A região de Florianópolis possui sete fortalezas que são consideradas Patrimônio Histórico Nacional do Brasil, são elas: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones, Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, Santana do Estreito, Santa Bárbara da Vila e Marechal Moura de Naufragados.

No período colonial, a América do Sul foi alvo de disputas entre Portugal e Espanha, e as fortalezas são um marco desta época usadas para Portugal se defender dos espanhóis.

Os sete fortes podem ser vistos até hoje. Confira as construções históricas que são uma das principais atrações turísticas da Grande Florianópolis:

Onde fica e como visitar Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

Tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim foi sede do primeiro governo da Capitania de Santa Catarina e presenciou diversos acontecimentos históricos como a Invasão Espanhola em Florianópolis em 1777; Revolução Federalista que ocorreu entre os anos 1893 e 1895, na Região Sul do Brasil.

A fortaleza foi sede da estação de rádio telegráfica da Marinha do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial e passou anos abandonada até ser restaurada na década de 1970, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim está localizada na Ilha de Anhatomirim, hoje na área de jurisdição de Governador Celso Ramos. Localizada na entrada da Baía Norte.

(Confira a matéria completa em CBN Floripa, 06/11/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *