Polícia no Centro Histórico
25/11/2024
Reunião entre Associação FloripAmanhã e Prefeitura de Florianópolis debate fortalecimento de políticas sociais
25/11/2024

Florianópolis enfim terá um órgão para controlar o trânsito da cidade

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 22/11/2024)

Enviada nesta sexta-feira (22) à Câmara de Vereadores, a reforma administrativa da prefeitura de Florianópolis prevê uma mudança importante. A cidade, enfim, terá um órgão para se dedicar exclusivamente ao trânsito. É Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade. Ela faz parte do pacote de alterações internas, que ainda contra com a redução de três secretarias, que vão se integrar a outras já existentes. O prefeito Topazio Neto (PSD) diz que o projeto trará uma economia de R$ 2 milhões em quatro anos de mandato.

“Na mobilidade, estamos organizando uma estrutura mais integrada e rápida para responder à sociedade”, afirmou no texto divulgado à imprensa. A nova secretaria de Operações Mobilidade terá como objetivos: planejar, supervisionar e executar políticas públicas voltadas à mobilidade urbana, utilizando dados e tecnologia para monitorar, em tempo real, o sistema de transporte, otimizando o fluxo viário, transporte público e acessibilidade.

Além disso, a pasta supervisionará projetos de engenharia de mobilidade, integração entre diferentes modais de transporte e coordenará ações de inteligência para solucionar gargalos e incidentes no trânsito, minimizando impactos negativos, segundo a prefeitura.

Ainda não há a confirmação de quem vai comandar a nova estrutura e como ela funcionará na prática para ajudar a amenizar os problemas de um dos setores mais preocupantes de Florianópolis.

Mudanças em outras secretarias

A reforma administrativa também prevê mais mudanças:

  • A Secretaria de Planejamento e Inteligência Urbana será unificada e incorporada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que passa a se chamar Secretaria de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano.
  • A Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana é incorporada à Secretaria de Infraestrutura e Transporte, a qual passa a se chamar de Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, com ganho de eficiência e melhora na organização das intendências.
  • A Secretaria de Governo será absorvida pela Casa Civil, que volta a tratar de assuntos internos e externos, relações Institucionais e entre poderes. Porém, é criada no Gabinete do Prefeito a Secretaria Executiva de Gestão para resultados, que absorve o papel de impulsionar a modernização e desburocratização da administração municipal.
  • A nova Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação leva o Turismo de volta para a área de Desenvolvimento Econômico.
  • Será criada também uma Secretaria Executiva de Parcerias Estratégicas e Investimentos Internacionais, focando em grandes negócios, como a construção da Marina de Florianópolis.
  • A nova Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer irá focar em promover qualidade de vida e inclusão social ao integrar ações culturais, esportivas e recreativas.
  • A parte de grandes projetos e negócios para a cidade serão redistribuídos entre Casa Civil e Gabinete.

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *