Mulheres Empreendedoras – Conquistas e Desafios
08/11/2024
FloripAmanhã realiza reunião sobre revitalização da área da penitenciária de Florianópolis
08/11/2024

Festival Lanterna Mágica de Cinema chega à terceira edição de 12 a 15 de dezembro, na Freguesia do Ribeirão da Ilha

Com filmes dirigidos por mulheres e quatro dias de programação cultural gratuita na Freguesia do Ribeirão da Ilha, o 3° Festival Lanterna Mágica de Cinema anuncia a data e novidades da terceira edição. O evento ocorre entre os dias 12 e 15 de dezembro, na Praça Hermínio Silva, em frente à Igreja Nossa Senhora da Lapa.

Mostra infantojuvenil, oficinas, rodas de conversa, mostra noturna de cinema e atrações musicais estão na programação. Entre os filmes que serão exibidos estão “Carlota Joaquina – Princesa do Brazil” (1995) e o curta “A mulher fatal encontra o homem ideal” (1987), ambos de Carla Camurati; “Porto Príncipe” (2023), de Maria Emília de Azevedo; e “Kika e o Filme Perdido” (2024), de Fernanda Ozório. Neste ano, inclusive, o Festival lança a Homenagem Kika de Cinema, que vai celebrar as contribuições de duas mulheres ao cinema.

“No ano passado recebemos 1.200 pessoas e a programação deste ano está ainda mais especial. Exibiremos filmes de várias partes do Brasil, abrangendo uma diversidade de olhares que enriquecem a programação. E dentro do nosso propósito de valorizar a produção do cinema feito por mulheres, vamos conceder a Homenagem Kika de Cinema para Carla Camurati, diretora fundamental na retomada do cinema nacional na década de 1990, e à catarinense Maria Emília de Azevedo”, diz a diretora criativa, Fernanda Ozório.

Já confirmaram participação nas rodas de conversa a diretora de programação do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), Marilha Naccari; a diretora-geral da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Luiza Lins; e a crítica de cinema Yasmine Evaristo. Este ano o Festival também conta duas participações importantes nos bastidores: Minom Pinho, diretora-geral do Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM), prestou consultoria à organização; e Cris Siqueira, criadora de conteúdo sobre entretenimento e cultura pop desde 2011, integra a equipe.

A curadoria é formada por Cris Siqueira, Fernanda Ozório, Marina Argenta, Minom Pinho e Yasmine Evaristo.

Programação conta ainda com atrações culturais e oficinas, tudo gratuito

O 3° Festival Lanterna Mágica de Cinema terá também Feira Artesanal, Gastronômica e Literária, com previsão de 20 expositores, prioritariamente mulheres e negócios locais. Haverá música todos os dias, além de boi de mamão e um encontro entre a fanfarra Filhas e Filhes de Eva no Jardim das Delícias com a tradicional Banda da Lapa.

Na programação paralela estão ainda oficinas com a pesquisadora e professora de Cinema Ally Collaço, que defendeu a primeira tese de doutorado em Educação, voltada à infância, sobre Alice Guy, cineasta francesa pioneira no cinema de ficção. No festival, Ally Collaço vai ministrar duas oficinas: “Lotte Reiniger, uma iniciação ao cinema de animação de silhuetas”, inspirada na cineasta alemã Lotte Reiniger, e “A madame tem desejos, uma iniciação cinematográfica para mulheres”, a partir da filmografia de Alice Guy.

Haverá ainda oficina de Stop Motion para iniciantes com a Podreira Frames, as exposições  “KIKA de Cinema”, de Bell Bellucci, e “Caras Catarinas”, de Blenda Trindade, e a ação Uma Rua de Artistas, em homenagem ao Ribeirão da Ilha.

A terceira edição do Festival Lanterna Mágica de Cinema é um projeto selecionado pelo Edital Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo – 2023, executado com recursos do Governo Federal e do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

3° Festival Lanterna Mágica de Cinema

Quando: de 12 a 15 de dezembro

Onde: Praça Hermínio Silva, em frente à Igreja Nossa Senhora da Lapa, Freguesia do Ribeirão da Ilha, em Florianópolis

Evento gratuito

Mais informações: @festivallanternamagica

(Portal Sul de Floripa, 07/11/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *