Prefeitura de Florianópolis abre inscrições para quiosques de verão
05/11/2024
Fenaostra 2024: fortalecendo a maricultura e a gastronomia local
05/11/2024

Etapa do “Projeto Limpeza dos Mares” recolhe 730 quilos de lixo na Praia do Pântano do Sul

Grupo de cerca de vinte pessoas posando para foto em uma praia, reunidos para uma ação de limpeza. A maioria usa coletes verdes com o logotipo "Limpeza dos Mares" e alguns estão vestidos com roupas de mergulho pretas ou amarelas. Eles estão de pé ou agachados sob um portal inflável vermelho e branco com o endereço "www.fortatacadista.com.br" e ao lado de bandeiras verticais também com o logotipo "Limpeza dos Mares". Ao fundo, há construções simples, incluindo um prédio azul com o letreiro "Pescadores Pântano do Sul".

Crédito Foto: Mundo Mar

A última etapa do “Limpeza dos Mares” recolheu 730 kg de resíduos na Praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, no domigo (4). Realizada pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), o Mundo Mar e Acquanauta Floripa, com apoio do Movimento Floripa Sustentável, a 5ª etapa de 2024 levou diversos parceiros e voluntários para a praia do sul da Ilha. Ao todo, mais de 178 toneladas de resíduos foram retirados do fundo do mar e encostas em 45 etapas do Limpeza dos Mares.

Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da ACATMAR e coordenador de Turismo do Floripa Sustentável, afirma que o “Limpeza dos Mares” vai além da remoção de resíduos. “É um projeto de conscientização contínua, sempre trabalhando com as comunidades e escolas para promover a importância da preservação das águas e o impacto das nossas ações no meio ambiente”, reforça Mané.

Com o costão norte, a praia e o fundo do mar como áreas principais de ação, a iniciativa teve um alcance inédito: pela primeira vez, o barco oficial do Limpeza dos Mares foi para a água dando suporte aos mergulhadores. Esse é o primeiro barco de monitoramento de lixo marinho do Brasil e foi essencial para o trabalho realizado tanto nas áreas costeiras quanto no naufrágio localizado no Pântano do Sul.

“Agradecemos à Associação de Pescadores do Pântano do Sul pelo apoio e infraestrutura local, e a todos os voluntários e apoiadores que dedicaram seu tempo e esforço para tornar essa ação possível, mesmo em condições climáticas adversas”, comenta Michele Ferrari, Coordenadora do Limpeza dos Mares.

A iniciativa conta com o apoio de diversas instituições e empresas comprometidas com a causa ambiental. “A parceria de longa data com o ‘Limpeza dos Mares’ reflete o compromisso do Grupo Pereira com a sustentabilidade. Nos enche de orgulho apoiar este projeto, que não só limpa nossas praias e mostra o quanto de trabalho ainda há de ser feito, chamando a atenção para um problema que está longe de ter fim, mas também educa as futuras gerações”, afirma Simone Cotta, gerente nacional de comunicação corporativa e ESG do Grupo Pereira, sétimo maior grupo supermercadista do país, dono do Fort Atacadista.

Além do patrocínio mantenedor do Fort Atacadista, esta etapa do Limpeza dos Mares também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, além de outras instituições como Capitânia dos Portos de SC – Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental SC, ICMBio, Corpo de Bombeiros Militar de SC, Bandeira Azul e Floripa Sustentável. O projeto ainda conta com o apoio das empresas Marina Blue Fox, Netuno Geradores, Sanáutica, Marina Atlântida e Mano ‘s Comunicação.

(Assessoria de Imprensa Floripa Sustentável, 04/11/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *