Som da Ilha: história de Neide Mariarrosa, ícone da música de SC
22/11/2024
Festival Viva o Norte da Ilha dá início ao verão em Florianópolis com atrações culturais, gastronômicas e empresariais
22/11/2024

Dia Mundial do Saneamento Básico reforça compromisso ambiental em Florianópolis

Fotografia de uma atividade educativa em uma sala de aula com várias crianças sentadas em cadeiras coloridas, voltadas para um homem em pé, que fala ao microfone. Ele usa uma camisa verde e laranja e um boné. À sua frente, há uma mesa com objetos diversos. Algumas crianças estão atentas, enquanto outras conversam ou olham ao redor. No fundo, uma parede azul e branca, com decorações suspensas e uma mesa ao lado, complementa o ambiente. Uma mulher de pé, à direita, observa a atividade.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre as condições precárias de saneamento em todo o mundo e a importância de uma infraestrutura adequada para garantir a saúde e o bem-estar das pessoas, celebramos em 19 de novembro o Dia Mundial do Saneamento Básico. Dados recentes da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que 3,6 bilhões de pessoas, ou quase metade da população mundial, ainda vivem sem acesso a saneamento adequado, o que expõe milhões a graves riscos de saúde e degradação ambiental.

Em Florianópolis, onde mais de 30% da população ainda não tem acesso a saneamento básico, segundo uma pesquisa do IBGE, o desafio também é grande. Com o crescimento acelerado e a expansão urbana, a capital catarinense enfrenta pressões sobre sua infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto, o que coloca em risco a qualidade dos recursos hídricos e aumenta a necessidade de soluções sustentáveis para mitigar os impactos ambientais e de saúde pública.

Um exemplo de ação local nesse sentido é o Programa ReÓleo, da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) em parceria com a Liza e com a Preserve Ambiental, que há mais de 20 anos realiza a coleta e o descarte correto de óleo de cozinha usado. Cada litro de óleo despejado no sistema de esgoto pode contaminar milhares de litros de água, comprometendo diretamente a capacidade de tratamento de água da cidade e poluindo o meio ambiente.

Para evitar esses problemas, o programa organiza pontos de coleta (PEV) para a população fazer o descarte correto do óleo, enquanto a Preserve Ambiental recolhe e encaminha o material para reciclagem, transformando um possível agente de contaminação em recurso sustentável.

“O Programa ReÓleo representa o compromisso da comunidade com o meio ambiente e reforça o papel da educação ambiental para a transformação sustentável”, explica Luiz Antônio Falcão (foto), representante do programa.

Para Márcio Barela, responsável pelas ações de sustentabilidade da marca Liza, a sustentabilidade começa dentro de casa. “São atitudes simples que podem fazer uma grande diferença no mundo em que vivemos. Precisamos incentivar e facilitar práticas sustentáveis no dia a dia de lares, escolas e comércios para preservar o nosso planeta”, conclui.

Gincana ReÓleo

Neste segundo semestre, o programa ReÓleo reforçou seu impacto ao promover gincanas em escolas da Grande Florianópolis, com o objetivo de conscientizar crianças, jovens e comunidades sobre a importância de práticas sustentáveis. A iniciativa engajou estudantes, professores e famílias na coleta de óleo de cozinha usado, arrecadando um total de 12.317 litros de óleo para reciclagem.

As três escolas vencedoras da gincana foram o Colégio Criativo, que conquistou o primeiro lugar e ganhou um notebook e um projetor, seguido pelo Educandário Imaculada Conceição, premiado com um notebook, e pela EEB Presidente Roosevelt, que também recebeu um notebook.

Para saber mais sobre o Programa ReÓleo, acesse o site https://reoleo.acif.org.br/

(ACIF, 21/11/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *