Rua Vidal Ramos se veste de rosa com iniciativa da ACIF e parceiros para conscientização sobre o câncer de mama
21/10/2024
Costao promove primeira etapa de projeto de Gastronomia
21/10/2024

Por que moradores ignoram parque com vista fantástica de Florianópolis

Fotografia de chalés de tijolos à vista com telhado de cerâmica marrom, cercados por vegetação e árvores, em um ambiente de natureza. Há palmeiras ao longo de uma calçada de blocos de concreto que corre paralela aos chalés. O local tem um ar tranquilo, com gramado bem cuidado, plantas ornamentais em vasos e áreas verdes. Um cone de trânsito e uma lixeira azul são visíveis ao longo da calçada. Ao fundo, mais árvores e natureza rodeiam o cenário.

Parque Municipal do Morro da Cruz (Foto: Renato Igor)

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 20/10/2024)

Há um mistério que cabe aos urbanistas, antropólogos e até para quem lida com saúde mental, interpretar. O que explica o desprestígio do Parque Municipal do Morro da Cruz (PMMC), em Florianópolis. Trata-se de uma Unidade de Conservação (UC) localizada na região central da Ilha de Santa Catarina, mas o espaço é pouco frequentado.

São  40.225 m² de área em meio a muito verde, quadras de esportes, salas educativas, lago, trilhas e mirantes com vista instagramável. O local foi inaugurado em 2013.

O colunista Ânderson Silva me instigou a visitar o parque. Fui com o meu filho no sábado do dia das crianças (12). Era um lindo dia de sol. Fizemos o passeio em até uma hora antes do almoço.

As trilhas são curtas, o local é razoavelmente sinalizado, de fácil acesso. Há calçamento para percorrer o parque na descida ao Monte Serrat, uma das entradas além da Avenida Geral do Morro da Cruz.

O verde em meio à região central da cidade e a cantoria dos pássaros encantam. É um refúgio do concreto a cinco minutos do Centro. Comentei durante o Conversas Cruzadas da CBN Floripa que, na Europa, um parque assim ficaria repleto de estudantes, jovens e adultos relaxando na grama, lendo um livro, conversando, namorando ou fazendo um lanche. O nosso, estava vazio naquela manhã ensolarada de sábado. Só encontrei três homens que escolheram também o destino para conhecer, e que também ficaram encantados.

Mas afinal, o que explica um parque tão bacana ser ignorado pela população?

Informação
Muitas pessoas nem sabem que existe o PMMC. Ao contrário da Lagoa do Peri, Parque de Coqueiros, Jardim Botânico e do Ecológico do Córrego Grande, o PMMC não é rota de passagem para a maior parte da população. Os demais, estão em avenidas muito movimentadas e são mais visíveis.

Preconceito
Será que muitas pessoas não frequentam o PMMC por preconceito de estar colado em uma região de comunidade no Maciço do Morro da Cruz, como no Monte Serrat e ficar “longe do asfalto” (apesar dos dois acessos serem asfaltados)? Não creio que seja o principal fator, mas não se pode descartar, também, essa possibilidade.

Segurança
Embora o local tenha segurança contratada, há o receio de ir a um parque “no morro”.

O que melhorar
A sinalização pode ser melhorada e as placas precisam de revitalização.

Quadras
As quadras de esportes precisam de manutenção. As grades estão quase todas arrebentadas ou cortadas

Positivo
A poda de árvores e a grama cortada representam segurança e conforto à população

Função ecológica
O PMMC, além da função de espaço de lazer, cumpre uma tarefa essencial na cidade: preservação ambiental e evita construções irregulares

Urbanistas
Florianópolis vive um momento em que muitos empreendedores, arquitetos e urbanistas pensam em uma cidade mais voltada às pessoas e em deixar um legado em seus projetos. Nesta linha, fica a dica para que se pense no tema e em formas de dar mais vida a este belo espaço e esquecido na cidade.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *