O modelo de guincho que vai operar para evitar o caos em Florianópolis
15/10/2024
Floripa Rosa: caminhada alerta para a importância da prevenção ao câncer de mama
15/10/2024

Metrô de superfície volta ao radar para resolver mobilidade da Grande Florianópolis

Fotografia de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) parado em uma estação urbana. O VLT tem design moderno, com frente arredondada e grandes janelas de vidro. Sua cor predominante é prata, com detalhes em preto e azul. A estação está vazia, com algumas pessoas sentadas ao fundo à espera do transporte. Árvores e edifícios residenciais cercam a rua, e um carro prata está estacionado à esquerda. O ambiente é urbano, com clima de rotina diária.

Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 14/10/2024)

O metrô de superfície voltou ao radar como uma das possibilidades para melhorar o transporte coletivo e a mobilidade da Região Metropolitana de Florianópolis. O modal será avaliado como uma das opções na atualização do Plano de Mobilidade Urbana (Plamus), lançado há dez anos. O Plamus concluiu, na época,  que a solução para a região é corredor exclusivo para o BRT (ônibus rápido).

Como nada foi feito, o tempo passou e a população cresceu, o Plamus está sendo atualizado. O BNDES contratou o LabTrans (Laboratório de Transportes e Logística) da UFSC. No estudo, o metrô de superfície ou trem sobre rodas terá a sua aplicabilidade operacional e financeira avaliada.

Essa articulação envolve o governo de Santa Catarina através da Superintendência das Regiões Metropolitanas (Sudesc), Governo Federal (PAC, gerência de mobilidade) e Banco Mundial que financia o projeto do executivo estadual Estrada Boa.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *