Tragédia em Balneário Camboriú expõe falhas no ordenamento náutico e a urgência de medidas preventivas
21/10/2024
Ecossistema de SC é reconhecido no 100 Open Startups, principal premiação de inovação aberta no Brasil
22/10/2024

Governo do Estado anuncia investimentos de R$ 24 milhões para Rede Catarinense de Centros de Inovação em 2025

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira, 21, na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o programa SC Mais Inovação com o objetivo de fomentar e consolidar a rede estadual de Hubs de Inovação em 21 microrregiões de Santa Catarina.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e com investimento de R $4.487.000,00 – por meio de convênio com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), que tem a reitora Luciane Ceretta, como presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) –  pretende transformar a Rede Catarinense de Centros de Inovação em uma plataforma que conecta governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil. O ato contou com a presença do Governador Jorginho Mello, do secretário estadual Marcelo Fett e outras autoridades.

Ao todo, o orçamento da Rede Catarinense de Centros de Inovação em 2025 será de R$ 24 milhões, um aumento de 20% frente ao que está sendo destinado neste ano, destacou o secretário Fett. Sobre o programa, ele que afirma que um principais pilares “é a promoção ativa do ecossistema de inovação por meio de atração de investimentos, e realização de eventos, programas de capacitação, conferências e hackathons, fortalecendo as conexões entre os atores das quatro hélices” afirma.

Para ampliar essa articulação, o programa prevê a disponibilização de 21 agentes de inovação em todas as microrregiões do estado, aproximando as demandas locais da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI). Esses agentes vão identificar necessidades regionais e promover soluções inovadoras, conectando o potencial de cada área com as políticas de inovação do estado.

“As empresas de tecnologia surgiram nas nossas universidades e o Governo do Estado viu a importância de apoiar. Hoje já temos 15 centros de inovação em todas as regiões, que geram efeitos positivos em mais de 100 municípios ao seu redor. Isso tornou Santa Catarina no estado com o maior número de startups por habitante, com o setor de tecnologia gerando mais de 86 mil empregos diretos”, destacou o governador.

REDE DE CONSULTORES INOVADORES

A atração de investimentos e negócios inovadores é um dos objetivos centrais do programa, facilitando o acesso a tecnologias emergentes, capital de risco e financiamento para projetos inovadores. Para potencializar esse processo, será criada uma rede de consultores de negócios inovadores, com o objetivo de aproximar o setor tradicional da indústria, academia e o ecossistema.

A presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), Luciane Ceretta, destacou a importância da participação do projeto: “Estamos confiantes de que essa iniciativa irá inaugurar um novo momento para o desenvolvimento científico e tecnológico, ampliando o impacto das nossas universidades e promovendo soluções que beneficiarão toda a sociedade.” O programa prevê também a oferta de suporte técnico e consultoria para startups, auxiliando no desenvolvimento de produtos, na proteção de propriedade intelectual e na entrada ao mercado (“go to market”).

“O programa SC Mais Inovação se une à visão da ACATE de que Santa Catarina tem potencial para ser um polo global de inovação. Regionalmente, o setor de TI representa 7,5% do PIB do Estado e a inovação feita aqui já desperta o interesse do exterior, com portas abertas em países como Canadá, Emirados Árabes e Inglaterra, além de um destaque continental relevante que já posiciona Florianópolis como um polo de investimentos em startups na América Latina. A parceria com o poder público é fundamental”, resume o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Diego Ramos.

(SC Inova, 21/10/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *