TCE/SC inicia levantamento para conhecer condições da educação digital nas escolas públicas municipais e estaduais de Santa Catarina
17/10/2024
De Florianópolis a SC
17/10/2024

Coral de Florianópolis faz concertos gratuitos nas comunidades com música sacra e popular

Fotografia de um coral se apresentando dentro de uma igreja. Aproximadamente trinta coralistas, todos vestidos de preto, estão posicionados em três fileiras, segurando partituras. À frente do grupo, um maestro de costas rege a apresentação. O público, sentado em bancos de madeira, observa atentamente. O altar da igreja aparece ao fundo, com uma decoração simples, incluindo plantas e algumas imagens religiosas nas paredes laterais. A iluminação é amarelada e aconchegante, destacando o ambiente solene e reverente.

Apresentações musicais vão de outubro a novembro em cinco bairros da Ilha – Foto: ACF/Divulgação

Entre outubro e novembro, a ACF (Associação Coral de Florianópolis) realiza a terceira edição do projeto Concertos nas Comunidades, que leva apresentações musicais gratuitas a cinco igrejas de Florianópolis. A intenção, segundo o presidente da ACF, Vitor Werlang, é tornar a música acessível para além do Centro da cidade.

Com 64 anos de história, a organização sem fins lucrativos recebeu, em março de 2024, o título de Bem do Patrimônio de Natureza Imaterial ou Intangível do Município de Florianópolis. O trabalho sociocultural de levar música às comunidades recebe apoio da Prefeitura e, segundo Vitor, faz sucesso com a população.

As apresentações incluem música sacra e popular brasileira e são regidas pelo maestro Guilherme Albanaes. A escolha dos gêneros tem a intenção de honrar as raízes dos corais. “O coral surge nas igrejas, na Idade Média. Compositores clássicos sempre fizeram música sacra. E a música popular vem para somar, com obras selecionadas de grande qualidade técnica e artística, além de conhecidas pelo público”, afirma o presidente da ACF.

Os espetáculos são gratuitos e não precisam de reserva. “É só chegar e assistir. Esperamos lotar todas as igrejas”, afirma Vitor. Os concertos serão nos bairros Córrego Grande, Ribeirão da Ilha, Ingleses do Rio Vermelho, Estreito e Campeche.

(Confira a matéria completa em ND, 17/10/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *