Florianópolis lança Complexo Habitacional Caeira com Apoio do Programa Minha Casa Minha Vida
16/10/2024

Após revitalização, Clube Doze deve ser reaberto com baile em dezembro

Falta pouco para que o histórico Clube Doze, na avenida Hercílio Luz, Centro de Florianópolis, volte a funcionar. Após meses de revitalização, o salão principal do clube que, por décadas, foi o point da cidade, está recebendo toques finais e a expectativa da prefeitura é fazer a reinauguração com um grande baile em dezembro, possivelmente na época do Natal. Depois, o local deve abrigar oficinas e atividades para a terceira idade, inclusive com uma sede do Pró-Cidadão exclusiva para atendê-los. Banheiros, cozinha, escadas, telhado e piso do salão principal foram revitalizados e entregues.

A conclusão da reforma, entretanto, depende da liberação e execução da obra no térreo, onde futuramente vai funcionar uma academia para a terceira idade. Para isso, a prefeitura alugou o antigo prédio da administração do Doze por R$ 25 mil mensais e investiu na reforma, que deve custar em torno de R$ 5 milhões, considerando também aquisição de equipamentos e mobiliário. Segundo o prefeito Topázio Neto (PSD), a obra integra a transformação da gestão em todo o Centro Leste. “Essa região estava bastante abandonada, inclusive a avenida Hercílio Luz, na altura do Clube Doze. Fizemos a revitalização da parte viária na maioria das ruas, ainda restam algumas. O Doze deixou de ter função social no Centro e pegamos para fazer esse centro de referência da pessoa idosa”, destacou.

PRÓXIMOS PROJETOS

Futuramente, o espaço será administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com serviços nesta área e também na saúde e Pró-Cidadão. Além da academia, será montada sala de jogos e de atendimento. O prefeito explicou porque pretende colocar um posto do Pró-Cidadão no local: “Pessoas com mais idade muitas vezes têm dificuldade no digital. Vamos colocar atendentes para resolver essas demandas e ajudar os mais idosos.” Segundo o prefeito, embora a revitalização termine em dezembro deste ano, a implantação dos serviços será gradativa. A programação vai reunir os diferentes grupos de idosos do município. “A ideia é ter uma agenda que interesse aos idosos. Pessoas com um pouco mais de idade querem socializar, conversar, ter informação, ter um lugar para serem atendidas adequadamente”.

Topázio também pretende que o Doze volte a realizar eventos semelhantes aos do passado, sobretudo na festa mais popular do país. “Quero fazer ali um Carnaval relembrando os de antigamente, eventos em que as pessoas se sintam bem e revivam aquela época da cidade décadas atrás.” O intuito do prefeito é que o Doze seja um modelo para, posteriormente, Florianópolis ter estruturas parecidas nas demais regiões, como Continente, Norte e Sul. “Quero achar um espaço adequado em cada região para ter esses centros de convivência e estar mais próximo das pessoas com mais idade”, destacou Topázio.

A ideia é ter uma agenda que interesse aos idosos. Pessoas com um pouco mais de idade querem socializar, conversar, ter informação, ter um lugar para serem atendidas.” Topázio Neto, prefeito de Florianópolis.

Famosos bailes de Carnaval e festas de debutantes

A história do tradicional Clube Doze se confunde com o passado de Florianópolis, ainda nos tempos de Desterro. Necessitando de um clube recreativo para a comunidade partilhar momentos de cultura e lazer, um grupo de 14 jovens fundou o Clube Doze em 12 de agosto de 1872, entre eles Estevão Pinto da Luz, primeiro presidente da instituição. O marco inicial foi num sobrado na rua Augusta, atual João Pinto, também no Centro da Capital. Uma das maiores dificuldades, desde o início, porém, foi encontrar uma sede para congregar o crescente número de associados. Depois de idas e vindas, o clube ficou quase um século na rua Augusta até que, em 1940, adquiriu um terreno na avenida Hercílio Luz e ganhou ainda o terreno ao lado, doado por Aderbal Ramos da Silva. A nova sede começou a ser construída em 1957 e finalizada somente em 1964, contando com muito esforço e ajuda dos associados da época. Entre os principais usos do Doze, destaque para os bailes de Carnaval, como os do Trem Azul, bloco que marcou época no Doze, além do Bloco dos Acanhados, e o concorrido Baile Municipal. Os bailes de debutantes também ajudam a contar a história do Doze, pois o sonho da maioria das meninas da sociedade florianopolitana era celebrar os 15 anos e ser apresentada à sociedade no Doze.

(ND, 16/10/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *