Estado libera linha de financiamento emergencial para maricultores afetados pela maré vermelha
11/10/2024
População da Capital pode realizar pagamento via PIX para quitação de débitos tributários, multas e tarifas
11/10/2024

Apesar de atualmente incapaz, Via Expressa da Grande Florianópolis está no fim da fila no Dnit

Da Coluna de Diogo de Souza (ND, 11/10/2024)

Quem vê a Via Expressa (BR-282) abarrotada, diariamente, nem imagina o audacioso projeto que contempla sua ampliação para além das três faixas entregues, em 2020.

O custo estimado (e desatualizado) para uma eventual obra ultrapassa os R$ 500 milhões.

O projeto está pronto desde 2015 e prevê, para além das atuais faixas de rolamento, vias marginais com duas pistas cada uma, passeios e ciclovias em ambos os sentidos.

Há um incremento também nos viadutos em Coqueiros, em Campinas e a rótula que dá acesso à BR-101, onde seria possível extinguir o atual modelo que prevê um “x” entre os veículos que precisam acessar a rodovia em direção ao sentido Norte.

O problema é que esse projeto não deve ser discutido antes de 2026. O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), em contato com a Coluna Bom Dia por meio do superintendente regional Alysson Rodrigo de Andrade, lembra que existem mais prioridades nesse momento como a expansão da BR-282 que atravessa o Estado, bem como a conclusão da arrastada BR-470.

Alysson lembra, ainda, do Contorno de Santo Amaro da Imperatriz que, do aspecto burocrático, já teve início. A realidade da Via Expressa é de incapacidade. E a tendência é que ela se mantenha e consequentemente piore.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *