Responsáveis pelo reservatório da Casan que se rompeu em Florianópolis já são réus em ação penal do MPSC
02/09/2024
Problemas no Terminal Cidade de Florianópolis se perpetuam e MP apura omissão dos poderes
02/09/2024

Da Coluna de Fabio Gadotti (fabiogadotti.net, 02/09/2024)

O pouso do primeiro voo vindo de Lisboa, pela TAP Air Portugal, será amanhã (3), às 17h15, no Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz. Na estreia da rota da cia aérea, que terá três frequências semanais, a concessionária Zurich Airport Brasil, TAP e governo do Estado de Santa Catarina prepararam uma recepção especial para os passageiros na área de desembarque.

CENÁRIO DIFERENTE NO CENTRO HISTÓRICO
Os murais artísticos que reverenciavam personalidades históricas importantes no centro de Florianópolis, e viraram atrações turísticas, já estão completamente apagados. A medida foi necessária para a realização de reparos nas paredes dos prédios da rua Tenente Silveira, onde estavam as pinturas de Antonieta de Barros e Franklin Cascaes, e da praça XV, que recebeu o retrato de Cruz e Sousa. O assunto foi publicado pela coluna, em primeira mão, no final de março. Naquele momento, o artista Thiago Valdí, que participou da produção das homenagens à Antonieta e Cascaes, lamentou o fato, mas alertou que isso já era previsível diante da falta de tratamento prévio na estrutura das construções. Naquele momento, ele adiantou que o painel do edifício do Cruz e Sousa mostrava que o edifício também precisaria de manutenção em breve – o que acabou se confirmando nos últimos dias. A expectativa, agora, é garantir que as todas as imagens sejam refeitas depois da conclusão dos trabalhos nos edifícios. Valdí vem se mobilizando nos últimos meses para que isso aconteça. Ele informou que o edifício Atlas aprovou a volta dos painéis e que aguarda a análise do projeto encaminhado para obtenção de recursos via lei estadual de incentivo à cultura. O artista Rodrigo Rizo, que assinou o Mural Cisne Negro, que homenageou o poeta Cruz e Sousa, publicou nas redes sociais que apesar da “imensa vontade pessoal de repintar o mural, por enquanto não existe previsão de data para que isso aconteça, já que não possuo nenhuma forma de patrocínio ou financiamento que me possibilidade realizar a curto prazo”. Rizo afirmou também que torce para que “Cruz e Sousa volte a ocupar novamente e o mais breve possível esse lugar de destaque que tanto merece”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *