SC tem mais de 27,6 mil empresas de tecnologia, aponta Observatório ACATE
02/09/2024
Veja onde começa e onde termina a SC-401, rodovia que vai entrar em obras em Florianópolis
02/09/2024

O CAU/SC listou algumas razões para você enviar um projeto para o Habitar Legal

Imagem promocional do concurso "Habitar Legal" organizado pelo CAU/SC para 2024. No centro da imagem, há uma mão segurando um lápis, apontando para um desenho simples de uma lâmpada acesa, sugerindo ideias ou criatividade. Acima, em letras grandes, está escrito "Inscreva seu projeto no Habitar Legal se...". No canto superior direito, há um aviso sobre o prazo de inscrições: "Inscrições até 17h de 23/09". Na parte inferior, o endereço do site do concurso é destacado com as palavras "concursoathis.causc.gov.br". O logotipo do CAU/SC aparece no canto inferior direito.

Organizado pela Comissão de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, a CATHIS-CAU/SCo edital Habitar Legal premiará as três melhores propostas com soluções viáveis, e apropriadas, à realidade social das comunidades trabalhadas. Outro fator é que atenda as demandas das áreas escolhidas pelo participante e que estas sejam consideradas como de interesse social pela legislação local ou pelos critérios do IBGE.

Inscreva seu projeto

O edital foi lançado com diversos objetivos, o principal deles é estimular as ações públicas que garantam o direito à ATHIS, entendida como um instrumento de Política de Estado para democratização da gestão urbana e do acesso à moradia digna. Um direito necessário para enfrentar o quadro das desigualdades territoriais e necessário para construir cidades mais justas e sustentáveis. Mas existem ainda outras expectativas para as ideias que serão enviadas para o concurso de projetos Habitar Legal.

Você deve enviar seu projeto se:

O seu projeto atende às condições estabelecidas no edital

Apresenta opções viáveis para a requalificação urbanística e/ou habitacional em área de habitação de interesse social. Traz soluções viáveis e apropriadas à realidade social das comunidades catarinenses em atendimento às demandas das áreas escolhidas pelo participante e que são consideradas como de interesse social pela legislação local ou pelos critérios do IBGE.

O seu projeto traz soluções para gestão urbana e o direito à moradia

O crescimento das cidades sem o devido acompanhamento dos poderes públicos acarretou em uma série de problemas relacionados à falta de moradia digna na nossa sociedade. O direito a ter um espaço para morar, ter privacidade, é fundamental para o desenvolvimento de qualquer ser humano. Moradia se conecta com a cidadania. Morar dignamente é estar inserido em uma cidade democrática e inclusiva.

Você quer mudar a vida de pessoas

A moradia digna gera segurança para às famílias, qualidade de vida e qualidade na saúde. A lei ATHIS garante que famílias com renda de até três salários mínimos recebam assistência técnica pública e gratuita para a elaboração de projetos, acompanhamento e execução de obras. É a busca pela conquista dos direitos constitucionais e o fortalecimento da luta por direito à cidade.

Você quer melhorias para o município

A moradia adequada gera segurança e habitabilidade à população de baixa renda, gerando melhorias para o município. Ainda movimenta a economia e o comércio local, gerando emprego e renda na área da construção civil, melhora a qualidade de vida e diminui os gastos com saúde pública associados às condições de salubridade da habitação.

Você quer o fortalecimento da profissão no estado

A Lei de ATHIS aprofunda e consolida o entendimento legal de que o direito à moradia, à cidade e à arquitetura é de todas e todos os brasileiros, instaurando uma nova dimensão cultural no processo de urbanização das cidades brasileiras: a busca da qualidade do espaço construído. E quem traz isso para a sociedade é o Arquiteto e Urbanista.

Inscreva-se
Podem participar os profissionais de arquitetura e urbanismo das diferentes áreas de conhecimento, iniciativa privada, universidades, entidades profissionais e de movimentos sociais.

A inscrição deve ser feita exclusivamente no concursoathis.causc.gov.br. A inscrição precisa ser efetuada completamente para estar dentro do edital e em seguida enviar o projeto. Qualquer dúvida, ou mais informações, pelo e-mail licitacao@causc.gov.br.

Premiação
Individual de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para os 3 (três) projetos selecionados.

(CAU/SC, 30/08/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *