Ponte Pedro Ivo recebe nova adutora para melhorar abastecimento de água
13/09/2024
Em 13 anos, FRBL realiza investimento de R$ 100 milhões em 106 projetos que atendem aos interesses da sociedade
13/09/2024

Moradores reclamam e Prefeitura de Florianópolis determina remoção de ranchos de pesca

Uma pequena construção simples de madeira pintada de verde, com portas fechadas, está localizada em uma área de praia com areia clara. Acima das portas, está escrito "Rancho do Socó". A cabana é cercada por vegetação densa e árvores de diferentes tonalidades de verde, que quase a ocultam ao fundo. Um poste verde e um bloco de concreto estão posicionados à direita da cabana. O céu está nublado, criando um ambiente tranquilo e natural.

Divulgação ND

Da Coluna de Diogo de Souza (ND, 12/09/2024)

Divulgação ND

A comunidade da Praia da Daniela, no Norte da Ilha, está incomodada com a situação envolvendo os ranchos de pesca. Ao menos seis estão instalados na beira da praia e, isso, têm incomodado os moradores.

Além da poluição visual, alegam degradação ambiental já que as estruturas estão sobre área de restinga.

A Prefeitura de Florianópolis, no entanto, revelou que deu início ao trabalho de remoção dos ranchos. A confirmação foi dada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia que já emitiu recomendação para que a Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) solicite a remoção dos ranchos temporários.

Os espaços foram utilizados durante a safra da tainha de 2024. Conforme previsto, os ranchos são temporários e, ao final do prazo, os alvarás concedidos expiram.

Tainha na Daniela

Os moradores alegam que a Praia da Daniela, dentro do contexto da safra da tainha, em Florianópolis, é um pouco “deslocada”.

Havia o temor que as estruturas ficassem, à sombra do período eleitoral, de maneira permanente no balneário que, segundo seus moradores, sequer conta com pescadores nativos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *