Estaleiro Caiçara cedido a pescadores da Barra da Lagoa é alvo de batalha judicial
24/09/2024
Pesquisa aponta altos níveis de microplásticos na Praia do Pântano do Sul
24/09/2024

Da Coluna de Fabio Gadotti (fabiogadotti.net, 23/09/2024)

Às vésperas da temporada de verão 2024/2025, Florianópolis não avançou nas articulações e na preparação da infraestrutura necessária para entrar na rota dos cruzeiros. Há interesse das empresas que fazem os roteiros e do chamado trade turístico, mas falta definir um local apropriado para receber os passageiros. A escala-teste realizada em março de 2018 – lá se vão seis anos – descartou a praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha de SC, por questões técnicas. E desde então, nenhuma outra simulação foi realizada. A capital ignora um setor que injetou R$ 5,2 bilhões na economia brasileira na temporada 2023/2024 e bateu novo recorde em número de viajantes e geração de empregos, segundo um estudo produzido pela Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

LÁ E CÁ…
Em missão na Itália, o presidente da Acatmar (Associação Náutica Brasileira), Leandro Mané Ferrari, registrou nas redes sociais que a economia do mar é estratégica para o país europeu. “Aqui o transporte marítimo chega em qualquer lugar, que não dá nem para acreditar. Enquanto isso, em uma ilha tão distante…”, escreveu. Ele compartilhou imagens de uma estrutura de transporte marítimo em Camogli, uma pequena vila do litoral da Liguria, para enfatizar que não é necessária uma super infraestrutura para viabilizar o modal numa cidade com as características geográficas de Florianópolis.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *