Prioridades para o futuro prefeito de Florianópolis
23/09/2024
Penitenciária da Agronômica de Florianópolis deve ser desativada até 2026
24/09/2024

Especialistas em inteligência artificial (IA) e desenvolvimento urbano se reúnem, no dia 24 de setembro, a partir das 16h30, no Acate Downtown, em Florianópolis, para o painel “Cidades Inteligentes: O Papel da IA no Desenvolvimento Urbano”. Promovido pela Associação FloripAmanhã, a ideia é entender como as tecnologias estão moldando o futuro das cidades.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS – atingimos o limite de vagas disponível no espaço. Se você se inscreveu, compareça!

“Iremos abordar os benefícios da IA em diferentes frentes, com foco no desenvolvimento das cidades, melhoria de infraestrutura e, consequentemente, da qualidade de vida da população. São temas de discussão e preocupação da FloripAmanhã, por isso saber o que está dando certo em outros lugares é tão importante”, destaca o presidente da Associação FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho.

O painel inicia com uma reflexão sobre o impacto da IA na gestão de infraestrutura urbana e na participação cidadã, com o especialista Pablo Ernesto Vigneaux Wilton, que destaca o papel central da tecnologia na otimização de serviços públicos essenciais. “A inteligência artificial não é um ser autônomo, mas uma ferramenta baseada em modelos matemáticos que tem o potencial de melhorar a administração pública e o envolvimento da sociedade nas decisões de infraestrutura,” afirma Wilton. Ele trará exemplos de como a IA pode ser usada para monitorar o trânsito, gerir a iluminação pública e promover maior engajamento da população.

Em seguida, o professor Hans Michael van Bellen abordará o tema da sustentabilidade nas cidades, explorando como a IA está sendo aplicada para reduzir emissões, monitorar o meio ambiente e gerenciar resíduos. “É fundamental que a tecnologia trabalhe ao lado da sustentabilidade, utilizando dados para ações concretas que beneficiem a qualidade de vida nas áreas urbanas”. Bellen trará exemplos práticos de sucesso no uso de IA para monitoramento ambiental em cidades inteligentes ao redor do mundo.

O painel também contará com o arquiteto Ronaldo Martins, que apresentará o case do Chat Plano Diretor Florianópolis, uma ferramenta inovadora de IA criada para facilitar o acesso às informações técnicas do Plano Diretor da cidade. “Nosso objetivo foi garantir que os arquitetos pudessem tirar dúvidas em tempo real, agilizando o entendimento das regras urbanísticas, o que também facilita o processo de planejamento,” explica Ronaldo. A expectativa é que essa tecnologia otimize o trabalho de profissionais da área e impacte positivamente a execução de projetos urbanos na cidade.

Por fim, Rogério Mosimann, CEO do energIA, lançará o Agente de IA da FloripAmanhã, uma ferramenta criada para interagir com os visitantes do site da Associação, promovendo reflexões sobre o futuro de Florianópolis e incentivando o engajamento social. “Queremos despertar nas pessoas o interesse em participar da construção de uma cidade melhor, usando a IA para conectar os cidadãos com os projetos e as iniciativas da FloripAmanhã,” destaca Mosimann, ressaltando a importância de criar um ambiente colaborativo em torno dos desafios urbanos.

Serviço
Data: 24 de setembro
Horário: 16h30
Local: Acate Downtown, Florianópolis
Inscrições Encerradas


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *