Imposto de Renda para fundos sociais
18/09/2024
SC é o estado mais seguro do país, segundo anuário de segurança
19/09/2024

Especialistas em inteligência artificial (IA) e desenvolvimento urbano se reúnem, no dia 24 de setembro, a partir das 16h30, no Acate Downtown, em Florianópolis, para o painel “Cidades Inteligentes: O Papel da IA no Desenvolvimento Urbano”. Promovido pela Associação FloripAmanhã, a ideia é entender como as tecnologias estão moldando o futuro das cidades.

Para participar, realize sua inscrição gratuitamente clicando neste link. As vagas são limitadas! Inscreva-se agora!

“Iremos abordar os benefícios da IA em diferentes frentes, com foco no desenvolvimento das cidades, melhoria de infraestrutura e, consequentemente, da qualidade de vida da população. São temas de discussão e preocupação da FloripAmanhã, por isso saber o que está dando certo em outros lugares é tão importante”, destaca o presidente da Associação FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho.

O painel inicia com uma reflexão sobre o impacto da IA na gestão de infraestrutura urbana e na participação cidadã, com o especialista Pablo Ernesto Vigneaux Wilton, que destaca o papel central da tecnologia na otimização de serviços públicos essenciais. “A inteligência artificial não é um ser autônomo, mas uma ferramenta baseada em modelos matemáticos que tem o potencial de melhorar a administração pública e o envolvimento da sociedade nas decisões de infraestrutura,” afirma Wilton. Ele trará exemplos de como a IA pode ser usada para monitorar o trânsito, gerir a iluminação pública e promover maior engajamento da população.

Em seguida, o professor Hans Michael van Bellen abordará o tema da sustentabilidade nas cidades, explorando como a IA está sendo aplicada para reduzir emissões, monitorar o meio ambiente e gerenciar resíduos. “É fundamental que a tecnologia trabalhe ao lado da sustentabilidade, utilizando dados para ações concretas que beneficiem a qualidade de vida nas áreas urbanas”. Bellen trará exemplos práticos de sucesso no uso de IA para monitoramento ambiental em cidades inteligentes ao redor do mundo.

O painel também contará com o arquiteto Ronaldo Martins, que apresentará o case do Chat Plano Diretor Florianópolis, uma ferramenta inovadora de IA criada para facilitar o acesso às informações técnicas do Plano Diretor da cidade. “Nosso objetivo foi garantir que os arquitetos pudessem tirar dúvidas em tempo real, agilizando o entendimento das regras urbanísticas, o que também facilita o processo de planejamento,” explica Ronaldo. A expectativa é que essa tecnologia otimize o trabalho de profissionais da área e impacte positivamente a execução de projetos urbanos na cidade.

Por fim, Rogério Mosimann, CEO da energIA, lançará o Agente de IA da FloripAmanhã, uma ferramenta criada para interagir com os visitantes do site da Associação, promovendo reflexões sobre o futuro de Florianópolis e incentivando o engajamento social. “Queremos despertar nas pessoas o interesse em participar da construção de uma cidade melhor, usando a IA para conectar os cidadãos com os projetos e as iniciativas da FloripAmanhã,” destaca Mosimann, ressaltando a importância de criar um ambiente colaborativo em torno dos desafios urbanos.

Serviço
Data: 24 de setembro
Horário: 16h30
Local: Acate Downtown, Florianópolis
Inscrições: Painel Cidades Inteligentes


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *