Evento ASM Matadeiro Surf 2024 celebra ondas sustentabilidade e integração com a comunidade
11/09/2024
Preparativos para o réveillon em Florianópolis: expectativa alta para temporada
11/09/2024

Fugas do complexo penal de Florianópolis expõem fragilidade do sistema e reacendem debate

Da Coluna de Diogo de Souza (ND, 10/09/2024)

O Complexo Penitenciário da Agronômica precisa ser removido do bairro. E isso nem é o colunista que está afirmando, mas sim, a história da Capital que carrega essa necessidade desde a década de 90, pelo menos, quando o tema começou a ser debatido.

Construído em uma época em que o bairro era “isolado” do Centro da cidade (inaugurado na década de 30), o estabelecimento penal foi “engolido” pela urbanização em uma região valorizadíssima de Florianópolis.

Atualmente, além de mal localizada, a estrutura apresenta falhas que evidenciam essa defasagem.

Neste domingo (8), três detentos fugiram, segundo apurado pela produção do programa Cidade Alerta, da NDTV, por meio de um buraco e voltaram ao convívio da sociedade.

Ao menos dois então governadores, Luiz Henrique da Silveira e Raimundo Colombo deram voz a essa necessidade.

Apesar dos respectivos discursos, a possibilidade ficou só na intenção.

A urgência da retirada do complexo somada a urgência de um local maior, mais novo e moderno, é a fórmula perfeita para que o tema seja novamente debatido.

Para isso, no entanto, é preciso coragem.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *