Projeto de Diagnóstico das APPs fluviais é aprovado na 16ª Assembleia Geral Extraordinária
19/09/2024
Expansão da SC-401
19/09/2024

Estudo sobre economia verde

Fotografia de uma conferência com várias pessoas sentadas assistindo à apresentação de um estudo sobre Economia Verde em Santa Catarina. No palco, um palestrante está de pé ao lado de um púlpito transparente, com bandeiras de Santa Catarina e do Brasil ao fundo. Ao lado, uma grande tela exibe a mensagem: 'Lançamento de Estudo sobre a Economia Verde em Santa Catarina', junto ao logotipo do Governo de Santa Catarina e uma imagem da bandeira estadual.

Governador Jorginho Mello falou sobre os desafios que envolvem a “economia verde” em Santa Catarina. Foto: Léo Munhoz, divulgação, Secom

Da Coluna de Fabio Gadotti (fabiogadotti.net, 19/09/2024)

A Secretaria de Estado do Planejamento lançou ontem (18), oficialmente, um estudo sobre a economia verde que vai servir de base para políticas públicas que levem a práticas cada vez mais sustentáveis em Santa Catarina.

“A economia verde em SC gerou R$ 67 bilhões e representa quase 775 mil empregos. Esses números destacam a relevância das atividades voltadas para a mitigação das mudanças climáticas na economia do estado. Acompanhar esses indicadores nos permitirá monitorar e expandir os impactos dessas atividades”, explicou o secretário de Planejamento, Edgard Usuy.

O levantamento indica, por exemplo, que 90% do agro catarinense é considerado verde. O setor tem um PIB de R$ 23,4 bilhões e cerca de 439 mil empregos verdes no Estado. Já o panorama da indústria é outro: apenas 10% do setor é considerado verde em Santa Catarina.

“Este estudo vai nos orientar na tomada de decisões, formulação de políticas públicas e fomento das atividades econômicas em busca da sustentabilidade. Com o equilíbrio e integração entre o desenvolvimento econômico, o social e o ambiental, Santa Catarina sustentará os principais pilares para uma sociedade mais desenvolvida”, complementou o secretário do Meio Ambiente, Guilherme Dallacosta.

Um dos objetivos do governo do Estado é remunerar o pequeno agricultor pelo que ele preserva da propriedade. “Nós temos 1% do território nacional, mas somos a sexta economia, porque nós produzimos e, também, preservamos. Temos 40% do nosso território completamente preservados, nós somos um estado que cuida da natureza. E a gente quer ter esse ativo a nosso favor pra daqui a pouco ter a capacidade de vender crédito de carbono, porque o nosso agro é verde”, disse o governador Jorginho Mello (PL) no teatro do CIC.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *