Projeto na Capital inclui pessoas com deficiência na prática do surfe
30/09/2024
Florianópolis: CASAN promove diálogo com trabalhadores da ETE Insular sobre poluição marinha
30/09/2024

Balanço Final: Operação Mata Atlântica em Pé identifica mais de 17 mil hectares de desmatamento ilegal

A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) divulgou o balanço geral da sétima edição da Operação Mata Atlântica em Pé, durante uma entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (27/9) no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), transmitida pelo canal do YouTube da instituição. Em todo o país, foram realizadas 1.248 fiscalizações, com a identificação de 17.124 hectares de supressão ilegal de vegetação nativa (quase dois mil hectares a mais do que no ano passado). O trabalho já resultou na aplicação de mais de R$ 137 milhões em multas, o maior valor registrado na história da operação.

O presidente da Abrampa, Alexandre Gaio, que é Promotor de Justiça no Paraná, reforçou a importância da Mata Atlântica para o Brasil e o mundo. “Mais de 170 milhões de pessoas vivem na abrangência do bioma, que tem uma história de degradação, mas, mesmo assim, é uma das maiores biodiversidades do planeta e exerce funções socioambientais fundamentais, como o equilíbrio climático”, frisou.

A edição deste ano começou no último dia 16 e ocorreu simultaneamente nos 17 estados brasileiros cobertos pelo bioma Mata Atlântica. Os Ministérios Públicos estaduais coordenaram as ações, e os órgãos ambientais foram a campo realizar as fiscalizações, com base em alertas emitidos pelo MapBiomas, uma ferramenta tecnológica que capta imagens de alta resolução de possíveis desmatamentos via satélite.

(Confira a matéria completa em MPSC, 27/09/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *