Caminho dos sabores
25/09/2024
FloripAmanhã lança Agente de Inteligência Artificial para incentivar o engajamento social e a sustentabilidade em Florianópolis
25/09/2024

Da Coluna de Fabio Gadotti (fabiogadotti.net, 25/09/2024)

A Inteligência Artificial pode transformar as cidades em espaços mais sustentáveis, participativos e inteligentes. Em evento realizado ontem (24), no Acate Downtown, pela Associação FloripAmanhã, especialistas defenderam o uso da ferramenta para melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos. São várias as possibilidades.

O pesquisador e cientista de dados Pablo Ernesto Vigneaux Wilton falou, por exemplo, sobre a utilização da tecnologia no monitoramento de trânsito e na gestão de iluminação pública e em mecanismos que potencializam o engajamento da população – como o aplicativo Participact, do LabGes da Udesc.

O professor da UFSC Hans Michael van Bellen explorou o tema da sustentabilidade urbana e o papel da IA no monitoramento ambiental e gerenciamento de resíduos. “É fundamental que a tecnologia e a sustentabilidade caminhem juntas, utilizando dados para implementar ações concretas que melhorem a qualidade de vida nas áreas urbanas”, comentou Bellen.

O arquiteto Allan Chierighini, conselheiro da Asbea-SC, apresentou o case do Chat Plano Diretor Florianópolis, uma ferramenta de IA desenvolvida para facilitar o acesso às informações técnicas do Plano Diretor da cidade e um conjunto total de 93 documentos relacionados. “Nosso objetivo é garantir que os arquitetos possam tirar dúvidas em tempo real, agilizando o entendimento das regras urbanísticas, o que também facilita o processo de planejamento”, explicou Chierighini.

AGENTE DE IA – CEO da energIA e membro da equipe de comunicação da FloripAmanhã, Rogério Mosimann apresentou o Agente de IA da FloripAmanhã, ferramenta inovadora desenvolvida para interagir autonomamente com os visitantes do site da associação e disponível em www.floripamanha.org. O objetivo da iniciativa é promover reflexões sobre o futuro de Florianópolis, estimular o engajamento social e conectar os cidadãos aos projetos e iniciativas da entidade. “A IA pode ser uma poderosa aliada para criar um ambiente colaborativo em torno dos desafios urbanos, facilitando o acesso às informações e promovendo uma cultura de planejamento sustentável.”

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *