Agente de IA
27/09/2024
FloripAmanhã e o Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia marcam presença na FEAL 2024
27/09/2024

As ações da Casan para retomar a confiança e a qualidade ambiental na Lagoa da Conceição

Da Coluna de Diogo de Souza (ND, 26/09/2024)

A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está com uma série de serviços destinados à Lagoa da Conceição, Leste da Ilha de Santa Catarina, a fim de garantir “mais qualidade ambiental” para a paradisíaca região de Florianópolis.

Os trabalhos tiveram início em 2022, um ano após o episódio desastroso junto à Lagoa de Evapoinfiltração, que recebe o efluente tratado do Sistema de Esgotamento Sanitário da Lagoa.

Pois a companhia está perfurando novos poços para monitoramento da água subterrânea no Parque de Dunas. O trabalho faz parte de mais um estudo para dar suporte às novas alternativas para destino do efluente em um sistema que atente mais de 10 mil pessoas na Lagoa da Conceição.

Os trabalhos são coordenados pela Gerência de Meio Ambiente da Casa, aos cuidados da gerente, Andreia Senna.

“Desde janeiro de 2022 a CASAN desenvolve um conjunto de ações para dar segurança para a população que vive próxima à Lagoa de Evapoinfiltração e também para a cidade como um todo. O trabalho de enriquecimento da vegetação de restinga, que está sendo iniciado, a limpeza do fundo da lagoa, a construção do muro verde e a mudança no sistema de tratamento para terciário, garantem mais qualidade ambiental para a região”, explicou Andreia.

Recuperação ambiental na Lagoa da Conceição

Outra ação da Casan que corre em paralelo é o enriquecimento ecológico da área do Parque Natural das Dunas da Lagoa, diretamente afetado por um deslizamento do talude [uma espécie de plano inclinado que limita um aterro e tem como função garantir a estabilidade do aterro], em janeiro de 2021.

Além de remover as estruturas que possam impactar a recuperação da vegetação e retirar espécies exóticas da região, o projeto prevê promover o desenvolvimento da cobertura vegetal nativa e o aumento de diversidade e complexidade biológica.

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *