Florianópolis em alta: cidade sedia cada vez mais eventos de corrida
20/08/2024
Urbanismo Social
20/08/2024

Revitalização da rua Bocaiúva em Florianópolis pode se tornar um modelo para o país

Transformar a rua Bocaiúva, no Centro de Florianópolis, em um modelo para o Brasil é a promessa do projeto de revitalização da região, elaborado há dez anos pela JA8 Arquitetura Viva. Ao priorizar a mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida dos moradores e visitantes da Capital, o projeto – que contempla os 820 metros de extensão – visa não apenas modernizar a via, mas também tornar o espaço urbano mais acessível e agradável para pedestres, ciclistas e motoristas.

A concretização do projeto é um sonho antigo dos moradores e empresários da região, mas que ainda não saiu do papel – por pouco. O comerciante Sérgio Arruda, o Serginho, dono do Emporium Bocaiúva, presente na região há mais de 30 anos, acompanhou de perto o nascimento da ideia.

“Por volta de 2005, Carlos Ferreirinha veio para Florianópolis. O Ferreirinha foi o idealizador da Oscar Freire, que era uma rua comum e se tornou a mais chique de São Paulo. Ele se encantou pela Bocaiúva e disse que era a Oscar Freire de Florianópolis. A partir disso, formou um grupo grande chamado ‘Movimento Bocaiúva’”, relembra.

A ideia seguiu adiante, e o que era somente um sonho começou a se tornar realidade. Em 2015, o projeto executivo foi desenvolvido por meio da iniciativa privada, e em 2016, a prefeitura, por meio do então administrador municipal Cesar Souza Junior, recebeu o projeto em mãos.

“O Sebrae nos apoiou, assim como a CDL, o Shopping Beiramar e outras entidades, além do setor privado. Já estava tudo ok. Foi orçado, tinha dinheiro para isso, mas houve uma divergência nos acordos entre a prefeitura e o governo do Estado, e a revitalização não seguiu adiante”, conta o empresário.

(Confira a matéria completa em ND, 20/08/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *