A Associação Cultural Panvision está em contagem regressiva para a 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, que este ano teve mais de 800 filmes inscritos, com a seleção a cargo de 17 curadores do Mercosul. No total, serão exibidas 66 obras, de 14 países, de 5 a 11 de setembro. A programação inclui homenagem ao seu idealizador, Antonio Celso dos Santos, o 8º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+Lab, Fórum Audiovisual Mercosul, Projeto Rally Panvision, oficinas e debates no Conversas FAM de Cinema, somando mais de 70 atividades.
As exibições dos filmes serão no CineShow Beiramar Shopping. Já as atividades do ECM+LAB 2024 e o Fórum serão no Majestic Palace Hotel.
A Cerimônia de Abertura, na quinta, dia 5, às 17h, no CineShow, fará uma homenagem ao seu idealizador, Antonio Celso dos Santos, falecido no ano passado, com a exibição do curta Ritinha (2001, 20’), ficção dirigida por ele, uma adaptação do conto premiado do escritor catarinense Hoyêdo de Gouvêa Lins. Antes da primeira sessão de longas, será realizado o Papo FAM com o ator Giuseppe Oristanio, ator do filme Ritinha.
“A 28ª edição do FAM além de celebrar o cinema, também homenageia seu idealizador, reafirma nosso compromisso com a diversidade, acessibilidade e inovação, conectando culturas e promovendo diálogos”, diz Alissa Azambuja, diretora artística e de comunicação da Panvision.
Este ano, foram selecionados 47 filmes para as Mostras Competitivas e 14 produções convidadas, além de cinco curtas que serão produzidos durante o Festival, no Projeto Rally Panvision. Oito Mostras Competitivas fazem parte da programação do festival: Work In Progress (filmes em processo de finalização), Mostra Curtas, Mostra Infantojuvenil, Mostra Curtas Catarinense, Mostra On-Line, Mostra Longas, Mostra Videoclipe e Mostra Rally. Para completar, as Conversas FAM de Cinema exibem produções convidadas. Na Mostra WIP e na Mostra Curtas Catarinense, todas as produções são inéditas. Ao todo, 16 filmes serão exibidos pela primeira vez.
Novidade este ano, sempre ao fim das sessões das 18h30 e das 20h30 terá um espaço para perguntas e respostas entre os realizadores e público. “Estamos muito entusiasmados em ter espaços de conversa, mediação, perguntas e respostas. São ações realizadas por profissionais nacionais e internacionais que fortalecem a relação entre público e filme. É uma verdadeira conquista de uma longa trajetória ter tantas ações diversificadas de interação”, destaca Marilha Naccari, diretora de Programação.
Entre os destaques do FAM 2024 está a exibição do longa catarinense ainda inédito no Estado, Aldo Baldin – Uma Vida pela Música, de Yves Goulart. Nas Conversas FAM de Cinema, sempre às 16 horas, seguidas de debate, serão três sessões de longas, sendo dois catarinenses, uma sessão de homenagem aos 35 anos do Funcine de Florianópolis, o fundo municipal de cinema mais antigo do Brasil, uma sessão dedicada aos gêneros suspense e terror e a estreia do primeiro episódio da série catarinense com direção geral de Zeca Pires, O Som da Ilha – época de ouro, Neide Mariarrosa, com direção de Maria Emília de Azevedo.
Outro destaque é a ampliação da acessibilidade. O FAM já contempla a acessibilidade no audiovisual há várias edições, mas este ano, a Mostra de Curtas-metragens e todos os filmes brasileiros das demais mostras terão 100% de acessibilidade. A Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e Janela de Libras serão abertas em tela, a audiodescrição será via aparelho, que pode ser solicitado na entrada do cinema. Os demais filmes, terão LSE. Além disso, um intérprete de Libras estará presente em todas as atividades do Festival.
A programação deste ano ainda conta com duas oficinas gratuitas, o retorno do Projeto Rally Panvision, com a realização de cinco curtas durante o Festival, a oitava edição do Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB, principal evento de mercado audiovisual do Sul do país, com a participação de mais de 25 Players e o Fórum Audiovisual Mercosul. “Além de recorde de inscritos e selecionados, o 8º ECM+LAB se destaca pela diversidade e relevância dos temas abordados, refletindo o vigor e a criatividade do audiovisual latino-americano”, ressalta Tiago Santos, diretor executivo Panvision.
A Cerimônia de Premiação e Encerramento do FAM 2024 será dia 11, às 19h. Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema e Itaú Unibanco. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Programação completa no www.famdetodos.com.br
Mostra Videoclipe
Serão exibidos cinco videoclipes em competição, em sessões conjuntas com os Curtas e Curtas Catarinenses, sempre às 18h30. A mostra abre com o brasileiro Indivíduo: vida-morte-vida – Binarious feat Tom Suassuna de Andressa Munizo, na sexta, dia 6, e segue com Gauchito Gil – Nacho Rocha, de Florencia Calcagno (Argentina/Uruguai), no sábado (07); O Invisível – André Abujamra, de André Abujamra, Guga Lemes, Marcelo Nobre, Wagui Almeida (Brasil), no domingo (08); Laguna Plena – Rimon Guimarães feat Tuyo, de Carlon Hardt e Rimon Guimarães (Brasil) na segunda e Y Si Mañana Me Dan Muerte – DHOGO, de Pierina Espinoza e Edgar Tuaty (Venezela), na terça.
Mostra Curtas Catarinense
A Mostra Curtas Catarinense chega ao seu 12º ano de competição, mostrando a potência dos filmes realizados em diversas cidades catarinenses. O primeiro filme, na sexta-feira (06), é o experimental Lições Marginais de um Manuscrito Clandestino, de François Muleka, produção Florianópolis-Brasília/DF; no sábado (07), será exibida a ficção No Mundo da Lua, de Cleiton Schlindwein, de Timbó e o documentário O Que Fica, de Fabiane Bardemaker e Daniel Edu Mayer, produção de Chapecó e Cunha Porã; no domingo (08), a ficção A Última Primavera, de Michelly Hadassa, de Garopaba; Sangria, de Henrique Schlickmann, ficção produzida em Florianópolis e Palhoça é o filme de segunda (09) e na terça (10), a ficção CadaFalso, de Yohana Fukui de Itapema e Porto Belo conclui a mostra.
Mostra Curtas
Categoria mais disputada do FAM, a Mostra Curtas inicia na sexta (06), e exibe 10 filmes na sessão das 18h30, junto com Curtas Catarinenses e Videoclipes. Na primeira sessão serão exibidos o documentário argentino La Hija de la Azafata, de Sofía Brihet; o curta experimental Quarta-feira, de Maria Odara (PE) e a animação Hoje Eu Só Volto Amanhã, de Diego Lacerda (PE). No sábado (07) será a vez da animação colombiana Luthier, de Carlos González Pénagos. Os filmes de domingo (08) são a coprodução experimental Colômbia, Portugal e Amazonas La Trampa, de Ferney Iyokina Gittoma e a ficção Buraco de Minhoca, de Marília Hughes Guerreiro e Cláudio Marques (BA). Na segunda (09), o documentário peruano Los Desastres del Naufragio, de Hernán Velit e a ficção brasileira Movimentos Migratórios (BA). A última sessão competitiva, na terça (10), exibe a ficção brasileira Engole o Choro, de Fabio Rodrigo (SP) e a animação chilena Voz de Trompeta, de Pilar Smoje Gueico e David Monarte Serna.
Mostra Infantojuvenil
Composta por curtas de animação e ficção de até 15 minutos, terá sessões no sábado (07) e domingo (08), às 14h30. Já na segunda (09) e terça-feira (10) as sessões são reservadas para agendamento de escolas, às 9h e 14h30.
Serão dois programas distintos: um para crianças do 1º ao 4º ano, no sábado e nas manhãs, com os filmes Casa na Árvore, de Guilherme Lepca, Raffi, de Ricardo Villavicencio, Felícia e os Super-resíduos do Bem, de Laly Cataguases, Juzé, de Raquel Garcia e Maréu, de Nicole Schlegel, com classificação livre; outro é voltado para alunos do 5ª ao 7º ano, com os filmes Pororoca, de Fernanda Roque e Francisco Franco, Festa para Duas, de Marina Polidoro, O Último é Mulher do Padre, de Yasser Socarrás e Malu e a Máquina, de Ana Luiza Meneses, com classificação de 12 anos, no domingo e nas sessões à tarde durante a semana.
O agendamento pode ser feito pelo formulário neste link até dia 14 de agosto.
Mostra Longas
Nesta edição do FAM, serão seis longas-metragens em competição, com exibição sempre às 20h45. A Mostra abre com a estreia no Brasil da ficção argentina La Estrella Que Perdi, de Luz Orlando Brennan, na quinta, dia 5. O filme do dia 6 é a ficção El Huatrilla, de Roberto Flores, uma produção do Peru, que já fez parte da seleção da Mostra WIP em 2022 e agora volta à Mostra Competitiva Longas do FAM 2024.
No sábado, 7, será a vez da exibição de Los Últimos, de Sebastián Peña Escobar, coprodução França, Paraguai e Uruguai, pela primeira vez no Brasil. O filme de domingo é o documentário Black Rio! Black Power!, inédito em Santa Catarina. Na segunda, 9, a ficção argentina Por tu Bien, de Axel Monsú. E para encerrar, o longa documentário catarinense Aldo Badin – Uma Vida pela Música, de Yves Goulart, na terça.
Mostra Work in Progress – WIP
No seu sexto ano dentro da programação do FAM, a Mostra WIP exibe filmes não finalizados, que estão em processo de pós-produção. Neste ano, o público irá participar de uma avaliação de audiência após cada sessão e suas sugestões podem contribuir para o corte final e o impacto do filme. As sessões serão na Sala Gold, sempre às 20h, e fazem parte da programação do ECM+LAB 2024.
A programação inicia na sexta com o documentário argentino Mala Sangre, de Gisela Sanchez, e segue com o experimental colombiano Nem, de Juan Manuel Benavides, no sábado; a ficção chilena El Claro, de Maira Carrasco, no domingo; Verde Oliva, de Wellington Sari, ficção brasileira no domingo e para encerrar, outra ficção argentina, Muña Muña, de Paula Morel Kristof, na segunda.
Mostra On-line
Novidade deste ano, a Mostra possibilita a ampliação do acesso ao público que não poderá estar presente em Florianópolis. Será exibida na sexta-feira, dia 6, às 10 horas, no canal do Youtube do Festival (https://www.youtube.com/@famdetodos).
Fazem parte da mostra os documentários Apuntes Sobre La Muerte de Un Cine, de Iñaki Oñate (Argentina), Diario de un Hombre a la Deriva, de Jose Ibañez (Chile), Hélio Melo, de Leticia Rheingantz (AC-SP), e as ficções Feira da Ladra, de Diego Migliorini (SP), Javyju – Bom Dia, de Cunha Rete e Carlos Eduardo Magalhães (SP) e Pano pra Caetano, de Gabriel Lachowski (PR).
Conversas FAM
Presente no festival pelo terceiro ano consecutivo, o Conversas FAM de Cinema tem sessões temáticas de longas e curtas e reúne público e realizadores dos filmes para debate após as exibições. O longa documentário que abre as Conversas na sexta (06), com o tema Legado no Cinema, é O Último Filme de Meu Pai, de Fabi Penna, produzido entre Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo, sobre a obra do cineasta Penna Filho. No sábado (07), o tema é Legado na Música, com o documentário Nas Ondas de Dorival Caymmi, de Locca Faria (RJ). No domingo (08), Efapi Boul, de Daniela Farina e João Fernando Lucas, documentário de Chapecó, debate Futebol e Imigração. Na segunda (09), a sessão é dedicada às Mulheres no Terror, com quatro curtas dirigidos por mulheres: Algo Sobre Ilda, de Gary Gananian (SP), Noz Pecã, de Aline Gutierres (RS), Enfim Devorei a Noite, de Thais Ramos, (Lages/SC) e Bleeds, de Julia Sena (RN).
O FAM homenageia o Funcine de Florianópolis por seus 35 anos na sessão de terça, com cinco curtas produzidos por meio do fomento municipal ao longo dos anos, o documentário Bar da Noite, de Marina Moros, as ficções Isto Não É Um Filme, de Loli Menezes, Qual Queijo Você Quer, de Cíntia Domit Bittar, Quem Disse Que Eu To Indo Pra Casa?, de Marco Stroisch e a animação Sereia, de Yannet Briggiler.
Na terça (10), a última sessão exibe a estreia do primeiro dos seis episódios da série documental, O Som da Ilha – Época de Ouro – Neide Mariarrosa, com direção de Maria Emília de Azevedo.
Projeto Rally Panvision
O Projeto Rally Panvision retorna ao FAM com um novo formato, não somente para universitários mas aberto aos entusiastas de cinema em geral. Entre 133 inscritos, foram selecionados 30 jovens entre 18 e 30 anos, de oito países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela), para participar da maratona cinematográfica. Divididos em grupos, irão produzir cinco curtas-metragens durante 100 horas contínuas, que serão exibidos no encerramento do Festival.
Os selecionados terão a oportunidade de participar de uma semana intensiva de intercâmbio no ambiente profissional audiovisual, contando com tutoria dos profissionais Iván Molina, Rastricinha Dornelles e Claudia Gonçalves, palestras formativas e mentorias de Roteiro e Direção, com Sandra Alves; Atuação, com Renato Turnes; Produção, com Júlia Barreto; Fotografia, com Ma Villa Real; Som, com Daniel Becker e Montagem, com Nara Hailer, além de receberem bolsas que incluem hospedagem, alimentação e ajuda de custo para o deslocamento até Florianópolis.
Oficinas
Duas oficinas gratuitas fazem parte da edição deste ano, na segunda (09) e terça-feira (10). Narrativa de Ficção – Globalizando seu filme ou sua série, com o escritor, jornalista e cineasta Hermes Leal, será durante as manhãs, às 9h, e Direção de Foto, com Ma Villa Real, multiartista visual e diretora de fotografia, às tardes, com início às 14h. As atividades fazem parte do Fórum Audiovisual Mercosul e serão realizadas no Majestic Palace Hotel. As inscrições estarão abertas no dia 19/08.
Encontro de Coprodução do Mercosul
Evento de mercado audiovisual do FAM, o Encontro de Coprodução do Mercosul ECM+LAB chega este ano à sua 8ª edição. A Abertura Oficial será na sexta, 9h30, no Majestic Palace Hotel. Este ano foram selecionados 30 projetos de filmes e séries, e destes, 12 participam desde julho do LAB, somando 72 horas de consultorias individuais, consultoria coletiva com o Tema Ecovision e participação em palestras até o final de agosto.
Já durante o FAM, as atividades do ECM incluem rodadas de negócios, apresentações de projetos e palestras formativas, reunindo mais de 25 players confirmados do mercado audiovisual internacional. É uma grande oportunidade para networking e coprodução, com foco na promoção de projetos inovadores e na troca de experiências entre profissionais da indústria.
Este ano, o ECM conta com 13 consultores do mercado internacional: Aletéia Selonk, Claudia Gonçalves e Laura Villejas (produtoras); Alfredo Calvino/Habanero Films, Denise Jancar/Promovere, Renata Ishihama e Junior Baaruch (agentes de vendas); Alina Hleap, Juliana Sakae e Patricia Pahl (representantes de mercados); João Saldanha, Milagros Tuccio e Victor Palacios (Streaming/Distribuição).
Projeto Objetiva em Foco
No sábado, (07), às 14h, o projeto apresenta a palestra Roteiro, Novas e velhas formas de contar histórias, com o roteirista Ricardo Tiezzi. Na sequência, 14h30, a gerente executiva APRO, Odete Cruz e coordenadora de economia criativa, Denise Marques apresentam Projeto Objetiva – 3ª edição, O que vem por aí… Às 16h, Direitos Autorais em Tempos de Inteligência Artificial: Estratégias e Desafios para o Audiovisual, com o advogado especialista em audiovisual Mateus Basso. Às 16h30, Importância do Clearance nas produções Audiovisual, com a advogada especialista em grandes produções, Gabriela Pastore. No domingo (08), às 16h, a produtora Janaina Augustin apresenta o tema O impacto da evolução tecnológica na produção audiovisual (IA). As atividades fazem parte do Encontro de Coprodução do Mercosul.
Fórum Audiovisual Mercosul
Eixo político e histórico desde as primeiras edições do FAM, promove encontro de agentes públicos e da cadeia audiovisual para discussões sobre políticas públicas e desenvolvimento da cadeia produtiva audiovisual. Este ano, o evento irá sediar o Encontro do Fórum dos Festivais e serão realizadas as mesas: Preparar o mercado para o desenvolvimento sustentável, Propriedade Intelectual, na sexta, (06), às 11h, com participação de Bruno Lery (coordenador de Gestão ambiental, Finanças, Jurídico e Infraestrutura Estúdios Globo), Luz Molina (chefe do projeto European Green Screen, Área de Projetos de Promálaga, Espanha) e Marilha Naccari representando a Panvision e o Selo EcoVision.
No sábado, (07), às 11h, Instituições Acordos de Coprodução. No domingo, (08), Film Commission. Na segunda, (09), às 11h, Representações nacionais: Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – Cnic, Comitê Gestor – CG, Conselho Superior de Cinema – CSC. E na terça, (10), às 14h Funcine 35 anos.
No domingo, (08), às 14h, a Palestra Campanha para o OSCAR – Ativar a compatibilidade com o leitor de tela, com a jornalista e membro da Academia Brasileira de Cinema, Juliana Sakae.
Na segunda, (09), às 14h, Palestra Aspectos jurídicos de produção audiovisual, com a advogada Ana Paula Borges Martins. Às 16h, Palestra Riscos Cibernéticos, LGPD e Seguro, com Aderbal Humberto Braun Amaro. Os encontros ocorrem no Majestic Palace Hotel.
(DeOlhonaIlha, 12/08/2024)
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analíticos". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessários". |
viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
collect | sessão | Usado para enviar dados ao Google Analytics sobre o dispositivo e o comportamento do visitante. Rastreia o visitante através de dispositivos e canais de marketing. |
CONSENT | 2 anos | O YouTube define este cookie através dos vídeos incorporados do YouTube e regista dados estatísticos anônimos. |
iutk | 5 meses 27 dias | Este cookie é utilizado pelo sistema analítico Issuu. Os cookies são utilizados para recolher informações relativas à atividade dos visitantes sobre os produtos Issuuu. |
_ga | 2 anos | Este cookie do Google Analytics registra uma identificação única que é usada para gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site. |
_gat | 1 dia | Usado pelo Google Analytics para limitar a taxa de solicitação. |
_gid | 1 dia | Usado pelo Google Analytics para distinguir usuários e gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
IDE | 1 ano 24 dias | Os cookies IDE Google DoubleClick são usados para armazenar informações sobre como o usuário utiliza o site para apresentá-los com anúncios relevantes e de acordo com o perfil do usuário. |
mc .quantserve.com | 1 ano 1 mês | Quantserve define o cookie mc para rastrear anonimamente o comportamento do usuário no site. |
test_cookie | 15 minutos | O test_cookie é definido pelo doubleclick.net e é usado para determinar se o navegador do usuário suporta cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 meses 27 dias | Um cookie colocado pelo YouTube para medir a largura de banda que determina se o usuário obtém a nova ou a antiga interface do player. |
YSC | sessão | O cookie YSC é colocado pelo Youtube e é utilizado para acompanhar as visualizações dos vídeos incorporados nas páginas do Youtube. |
yt-remote-connected-devices | permanente | O YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. |
yt-remote-device-id | permanente | O YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. |
yt.innertube::nextId | permanente | Este cookie, definido pelo YouTube, registra uma identificação única para armazenar dados sobre os vídeos do YouTube que o usuário viu. |
yt.innertube::requests | permanente | Este cookie, definido pelo YouTube, registra uma identificação única para armazenar dados sobre os vídeos do YouTube que o usuário viu. |