Estaleiro Arataca
12/08/2024
FAM 2024 divulga programação oficial da 28ª edição
13/08/2024

CASAN recebe Selo Prata em programa que verifica monitoramento de Gases de Efeito Estufa

Vista aérea de uma estação de tratamento de esgoto localizada no bairro Ingleses, em Florianópolis, SC. A estação ocupa a parte inferior da imagem e é composta por diversas estruturas circulares e retangulares, cercadas por prédios e vegetação. Ao fundo, vê-se o bairro residencial com muitas casas de telhados alaranjados e edifícios baixos. Mais ao fundo, destacam-se as montanhas e o mar, sob um céu azul claro. Um pequeno rio serpenteia pelo lado direito da imagem, atravessando áreas verdes até desaparecer no horizonte.

ETE Ingleses, em Florianópolis. Foto: Acervo CASAN

Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol, administrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) conquistou o Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol, para o inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), concedido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O programa verifica e qualifica organizações que monitoram e publicam um inventário das emissões de gases de efeito estufa geradas em suas atividades.

Um inventário completo foi publicado pela Companhia, sistematizando informações sobre emissões diretas e indiretas pela aquisição de energia nas unidades de tratamento de água e de esgoto, além de fontes não controladas pela CASAN. No programa da FGV esse relato é opcional, mas proporciona uma visão geral de várias conexões empresariais e oportunidades para redução das emissões.

Com esse esforço, a Companhia se antecipa à Lei Federal nº 412/2022, que institui o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE) e tornará obrigatório tanto o relato, como a redução das emissões para fontes que emitam acima de 10 mil toneladas de CO2e por ano.

Esse desempenho positivo da Companhia reflete em vantagem competitiva e melhoria nas relações com os públicos de interesse das empresas que aderem ao protocolo, ampliando suas condições de participar do mercado de carbono. “Dessa forma, a CASAN torna transparente sua pegada de carbono e compartilha informações com toda a sociedade, além de dar exemplo a outras corporações estatais e não estatais, privadas e públicas a elaborarem seu inventário de emissões, uma responsabilidade comum na busca de soluções para o desafio global de redução de emissão de gases do efeito estufa”, explica a engenheira Sanitarista Fabiane Tasca Goerl, da Gerência de Meio Ambiente.

São três os selos que podem ser recebidos: Bronze (Inventário parcial), Prata (Inventário completo) e Ouro (inventário completo e verificado por um Organismos de Verificação de Inventários de Gases de Efeito Estufa acreditado pelo Inmetro).

(CASAN, 12/08/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *