Revitalização do prédio da antiga Escola Antonieta de Barros
05/07/2024
Segunda edição da Feira “Maria da Ilha” volta ao Parque da Luz em agosto
08/07/2024

Lei do Retrofit e acordo com a Celesc vão renovar estética urbana de Florianópolis

A imagem retrata um grupo de pessoas em um evento oficial. No centro, duas mulheres e um homem seguram um documento oficial e sorriem para a câmera. À esquerda e à direita, há várias outras pessoas, incluindo homens e mulheres de diferentes idades, todos usando roupas formais. Ao fundo, há um banner com o logo da Prefeitura de Florianópolis e bandeiras coloridas. O ambiente parece ser ao ar livre, com algumas plantas visíveis no fundo.

Os vereadores Diácono Ricardo, João Luiz, Maryanne Mattos, Manu Vieira e Victor Dias (representando o vereador Gabrielzinho) celebram a sanção da Lei do Retrofit junto com o prefeito Topázio Neto; presidente da Celesc, Tarcísio Rosa (à dir.) também assinou acordo – Foto: Divulgação/PMF

Florianópolis vai ficar mais bonita. Foi sancionada pelo prefeito Topázio Neto a Lei do Retrofit, que possibilita a restauração de prédios antigos e a adaptação de espaços construídos para atender às necessidades atuais. Além disso, o prefeito assinou um protocolo, com a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), para reduzir a poluição visual e urbanística, focando na limpeza e organização das redes de telecomunicações para melhorar a paisagem urbana.

A sanção e a assinatura ocorreram no Centro, na rua Victor Meirelles, na presença de vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada. A cerimônia também rendeu homenagens ao vereador Gabrielzinho, um dos autores da lei, que morreu na segunda-feira (1º).

Retrofit irá transformar o centro de Florianópolis
O objetivo do Retrofit é beneficiar especialmente o Centro-Leste da cidade, transformando edifícios comerciais, muitos deles ociosos, em residenciais. No evento, Topázio Neto mencionou uma série de edifícios públicos que serão alvo das primeiras obras da prefeitura com base na nova lei.

É o caso da antiga sede dos Correios, às margens da Praça XV. “Foi cedido ao município e vamos trazer algumas secretarias para cá: a área de atendimento ao cidadão, a Casa do Empreendedor e um museu. Vamos transformar num espaço vivo da cidade”, declarou Topázio.

Conforme o prefeito, as medidas do Retrofit possibilitarão uma economia para a prefeitura que, atualmente, paga altos valores em aluguéis para abrigar secretarias. “Tudo que é prédio desocupado, no Centro da cidade, vamos usar a lei idealizada pelo Gabrielzinho, pelo Bruno Souza e pela Manu Vieira, para que a prefeitura possa utilizar. Com isso, valorizamos o patrimônio público, economizamos para a prefeitura e trazemos movimento para o Centro da cidade”, afirmou o prefeito.

(Confira a matéria completa em ND, 05/07/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *